body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tarifa zero no DF: veja as regras do transporte gratuito no Carnaval

Além da gratuidade no transporte público em todos os dias de folia, para ônibus e metrô, o GDF vai ajustar a oferta de linhas aos usuários

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Semob
Ônibus - Metrópoles
1 de 1 Ônibus - Metrópoles - Foto: Divulgação/Semob

O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a “esquentar” os preparativos para o teste da tarifa zero no transporte público durante todos os dias do Carnaval de 2025. No caso dos ônibus, aproximadamente 80% da frota estará nas ruas, mas todos poderão sair das garagens caso seja necessário. As linhas serão adaptadas às festas.

A Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) trabalha em planejamento especial, com estações abertas à noite perto dos pontos de folia. Por outro lado, os gestores públicos temem um aumento do vandalismo e pedem o apoio e conscientização da população.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a tarifa zero nos finais de semana e feriados. Na realidade, caso os testes sejam bem sucedidos, o governo local avalia ampliar a gratuidade para outros dias. E o Carnaval será a primeira prova do modelo.

A vice-governadora Celina Leão (PP) afirmou que a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai medir os efeitos da gratuidade no Carnaval durante o lançamento da expansão do Metrô em Samambaia.

“E isso vai ser medido para que a gente tenha um experimento bem avaliado. Nós queremos uma tarifa ível. Estamos estudando a tarifa zero. Mas sem perder a qualidade do transporte público“, comentou Celina.

Ônibus: 80%

Segundo Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, o governo local estudou como o transporte público se comportou nos últimos carnavais. “A gente está preparado para atender essa oferta com um acréscimo de 35%. Nós vamos ter reforço de frota. Não deve ser igual um dia normal, mas deve ser de em torno 80% de um dia normal. Mas a gente está preparado para colocar todos os ônibus na rua”, comentou.

Ao mesmo tempo, a pasta vai alterar as linhas para atender ao eixo de deslocamento dos foliões. Ou seja, a promessa do governo é oferecer linhas sintonizadas com os pontos de interesse dos ageiros durante as festas.

Vandalismo

O planejamento dos ônibus está sendo elaborado de forma integrada com o Metrô-DF. “O que a gente está preocupado de fato é com o vandalismo. Sempre ocorre esse tipo de ação. Nós vamos preparar uma operação muito mais segura. Nós teremos um dos carnavais mais seguros dos últimos tempos. Mas a gente conta a participação das pessoas, porque tanto ônibus, quanto metrô, servem a população. A gente precisa que aja um exercício da cidadania para que não aja atos de vandalismo e que as famílias possam andar de forma segura no Carnaval”, pontuou.

Metrô

O público no Metrô-DF tende a ser maior no Carnaval na comparação com o dias comuns. Segundo o presidente da autarquia, Harderson Cabral, será colocada em prática uma operação especial em que à noite algumas estações ficaram fechadas para embarque. Só ficaram abertas aquelas conectadas com fluxo dos foliões.

“Nós acreditamamos que vamos conseguir entregar o nosso trabalho. É claro que a tarifa zero traz um desafio a mais, porque a gente imagina que um número maior de pessoas irão querer usar o Metrô nos seus deslocamentos. Mas estamos trabalhando para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, ponderou.

Segundo Cabral, a tarifa zero é importante para o futuro DF. Por isso, alinhado com o secretário Gonçalves, reforçou o pedido para os usuários para uma folia “sem vandalismo” no transporte público.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?