Saiba quais são os queijos mais calóricos e gordurosos para se evitar
Segundo especialistas, esses queijos são os piores para a saúde, e devem ar longe da lista de mercado de quem quer perder peso
atualizado
Compartilhar notícia

Saboroso e muito desejado, o queijo é um alimento rico em nutrientes, sendo fonte de proteínas, cálcio, vitaminas, magnésio e potássio, por exemplo. De acordo com a nutricionista Vanessa Furstenberger, o ingrediente produzido a partir da coagulação do leite ajuda na saciedade, no aumento da massa muscular, no fortalecimento dos ossos e no funcionamento do intestino, entre muitos outros benefícios.
Por outro lado, se consumido em excesso, o queijo pode elevar o colesterol (LDL) por conter gorduras saturadas e trans; promover um aumento da pressão arterial, principalmente os que trazem uma grande quantidade de sódio; e até contribuir para o aumento do peso corporal, se forem mais calóricos ou ingeridos em grandes quantidades.
“Alguns tipos de queijo também são altamente processados e contém grandes quantidades de corantes, conservantes e saborizantes, o que, além de contribuir para o aumento do peso corporal, acaba causando inflamação no nosso corpo, aumentando o risco de doenças inflamatórias”, afirma a especialista.
Segundo a profissional, os queijos mais calóricos encontrados nos supermercados são:
- Queijo de cabra duro: possui alto teor de gorduras saturadas (452 kcal/100 g);
- Parmesão (431 kcal/100 g);
- Cheddar (403 kcal/100 g);
- Gouda (406 kcal/100 g);
- Provolone (352 kcal/100 g);
- Cream cheese (342 kcal/100 g);
- Brie (334,3 kcal/100 g);
- Prato (333 kcal/100 g);
- Meia-cura (321 kcal/100 g).

Como usufruir desses queijos sem peso na consciência
Se você é amante das opções de queijos listados acima, não se preocupe. Existem algumas formas de consumi-los sem “chutar o balde”.
Para a também nutricionista Amanda Figueiredo, o segredo está na moderação e no equilíbrio. “A dica é controlar o tamanho das porções e, ao consumir esses itens, combiná-los com alimentos menos calóricos e nutritivos, como frutas, saladas ou grãos integrais”, sugere.

Já Vanessa acrescenta que outra forma de comê-los sem estragar a dieta é intercalar com outros queijos menos calóricos.
Opções mais saudáveis
Aos que procuram por opções mais saudáveis, Amanda Figueiredo traz alguns exemplos:
“Os queijos brancos são perfeitos para quem deseja manter a forma sem abrir mão do sabor. Entre as opções estão o cottage, ricota, queijo minas frescal, muçarela de búfala e queijo quark. Cada um deles oferece uma composição equilibrada de nutrientes, permitindo um consumo controlado de calorias e gorduras.”
A nutricionista costuma indicar o cottage para quem está em processo de emagrecimento, pois é uma alternativa baixa em calorias, rica em proteínas e que ajuda a promover a saciedade, auxiliando no controle da ingestão de outros alimentos ao longo do dia. “É uma excelente opção para manter a qualidade nutricional da dieta sem comprometer o objetivo de perda de peso”, diz ela.

“Quanto mais amarelo for o queijo, maior será o teor de gordura e, consequentemente, de calorias”, destaca Amanda.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.