Chef ensina receita fácil de como fazer ovo frito com água
O chef e influenciador de gastronomia João Felippe destaca que o modo de preparo do ovo com água envolve seis etapas
atualizado
Compartilhar notícia

Há quem mande bem ao preparar ovo, seja frito, seja como omelete. Embora pareça fácil, algumas pessoas enfrentam uns perrengues ao fazer o alimento, deixando encharcado de óleo ou manteiga. Em alguns resultados consta o gosto de queimado. Mas, calma lá, que os problemas no comando da frigideira estão prestes a ter um ponto-final.
Mente por trás do perfil do Instagram OlhaQLoko, o chef João Felippe ensina um o a o da receita de ovo frito com água. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o influenciador de gastronomia salienta que o modo de preparo envolve seis etapas.
- Em uma frigideira lisa — independente de ser antiaderente —, coloque uma camada fina de água suficiente para cobrir toda a superfície.
- Em seguida, ligue o fogo e assim que começar a borbulhar levemente, quebre um ovo.
- Tempere com sal e pimenta do reino se desejar.
- Conforme a água evapora, o ovo é cozido no formato de um ovo frito.
- A camada fina de água no fundo da chapa impede que o ovo grude no fundo.
- Retire o ovo assim que a água secar, porém sem deixar que grude.
Veja o vídeo em que o chef ensina a receita aqui.
De acordo com João Felippe, quem almeja preparar o alimento não precisa dispor de uma frigideira antiaderente. “Esse tipo de revestimento facilita o processo de fritar um ovo sem grudar, mas pode ser qualquer uma. O que vale é se atentar principalmente à temperatura da superfície antes de colocar o alimento”, aconselha.

Pipoca
Recentemente, o ex-participante do Masterchef Brasil ensinou como fazer a pipoca perfeita e estourar todos os milhos. Segundo João Felippe, antes de colocar os grãos na a, é preciso deixá-los em um copo com água, que deverá ficar turva. Essa ação, com duração de 15 minutos, visa “hidratar” o milho.
Caso não deixe o tempo necessário, pode ser um sinal de que os grãos absorveram somente um pouco de umidade, o que atrapalha o preparo. “Se não esperar, pode ser que os grãos não tenham hidratado o suficiente, resultando em menos estouro, pipocas menores ou milhos de baixa qualidade”, apontou o chef.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.