Azeite, manteiga ou óleo? Veja a melhor opção para quem quer emagrecer
Na hora de cozinhar, muita gente se pergunta qual a gordura ideal, principalmente, para quem quer emagrecer. Nutricionista explica!
atualizado
Compartilhar notícia

Quando usar azeite, manteiga ou óleo vegetal nos preparos? Um dos grandes dilemas da cozinha é como refogar os alimentos na a — ou a maneira mais saudável e que favorece a perda de peso.
Juliana Andrade, nutricionista e colunista do Metrópoles, destaca que tanto o óleo vegetal quanto a manteiga podem ser parte de uma alimentação saudável, mas, para emagrecer, o mais importante é o equilíbrio calórico e a qualidade das gorduras que você consome.
“O óleo de oliva (ou azeite) é uma opção mais saudável, pois tem gorduras boas que podem ajudar a controlar a inflamação e melhorar a saúde metabólica”, destaca.
Apesar disso, a profissional afirma que o consumo precisa ser feito com moderação, pois o excesso de qualquer gordura, mesmo as saudáveis, pode contribuir para o aumento de calorias e dificultar a perda de peso.
Nessa lógica, a manteiga, tanto para ser consumida quanto para refogar alimentos, é mais rica em gorduras saturadas e calorias, “o que pode dificultar o controle de peso se consumida em grandes quantidades”, comenta Juliana.
“Embora a manteiga tenha um sabor mais forte e possa ser mais apreciada em termos de gosto, ela pode não ser a melhor escolha quando o foco é emagrecimento”, acrescenta.
Ou seja, quando a ideia é não interferir no sabor dos alimentos, o ideal pode ser usar óleos vegetais, como soja, milho, canola e girassol.