Varíola dos macacos: paciente de SP tem mais de 200 lesões no corpo
Jovem de 19 anos está em internado no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista. Dois irmãos do paciente se contaminaram, mas estão em casa
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo – Um jovem de 19 anos está internado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, com mais de 200 lesões no corpo causadas pela varíola dos macacos. O paciente está em tratamento e em isolamento na unidade referência em infectologia.
Dois irmãos do rapaz, de 14 e 18 anos, também contraíram a doença, no entanto, estão com sintomas leves e são acompanhados em casa.
O paciente internado teve dor de cabeça e febre dois dias antes das feridas surgirem, mas achou que era gripe. “Começou a aparecer uma [lesão] aqui na minha testa, no meu couro cabeludo, na minha mão. Aí quando espalhou pelo resto do corpo vi que era uma coisa mais séria e fui até o médico”, disse ao G1.
Surpresa
O rapaz relatou que ele e os irmãos não saíram da cidade. Ele, inclusive, contou que não saiu de casa. A família não faz ideia de onde contraiu a varíola dos macacos.
Os médicos acreditavam no início que o jovem estava com catapora, pois ele nunca teve a doença. Porém, as lesões pioram, se multiplicaram e chegaram a atingir o rosto do paciente. Um teste confirmou o diagnóstico de varíola das macacos.
São Paulo
No Estado de São Paulo, 1.184 pessoas contraíram a doença. A maioria dos casos está na capital, onde são 879 diagnósticos de varíola dos macacos. A cidade de São Paulo tem, inclusive, 10 adolescentes e três em crianças infectados.