Varíola dos macacos: 2º caso no Brasil recebe alta e deixa isolamento
Homem de Vinhedo (SP) estava em isolamento desde o início de junho, quando retornou de uma viagem para a Europa
atualizado
Compartilhar notícia

O morador de Vinhedo (SP), de 29 anos, diagnosticado com varíola dos macacos recebeu alta do acompanhamento médico nesta terça-feira (21/6) e poderá deixar o isolamento. O caso foi o segundo da doença a ser confirmado no Brasil.
Seus pais, os únicos que tiveram contato com ele, serão acompanhados até 29 de junho. Segundo a prefeitura, eles estão assintomáticos e não precisam ficar em isolamento.
O homem viajou para Portugal e Espanha. Ele começou a sentir os sintomas e ter as primeiras lesões na pele ainda na Europa. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o resultado positivo só foi confirmado por um laboratório espanhol após o desembarque no Brasil, no início deste mês.
Nove casos
Nesta terça, o Ministério da Saúde confirmou o nono caso de varíola dos macacos no Brasil. O caso foi notificado em São Paulo pelo Laboratório Adolf Lutz e segue monitorado pelas secretarias de Saúde do estadual e municipal. De acordo com o ministério, o paciente é um brasileiro do sexo masculino, 27 anos, residente em Nova York, Estados Unidos.
A pasta afirmou que outros dez casos suspeitos seguem sob investigação, sendo dois no Ceará, quatro no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina, um no Acre e dois no Rio Grande do Sul.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.