Morte: igreja que desabou tinha condição “ruim”, disse Iphan em 2023
Última fiscalização do Iphan na Igreja e Convento de São Francisco ocorreu em junho de 2023, conforme Relatório de Bens Materiais do órgão
atualizado
Compartilhar notícia

A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Igreja e Convento de São Francisco, cujo teto desabou nesta quarta-feira (5/2), em Salvador (BA), ocorreu em junho de 2023, ou seja, há mais de um ano e meio. À época, conforme os dados do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida, já era considerado “ruim”.
O Metrópoles buscou essas informações no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan. A igreja é um bem tombado, faz parte da categoria de “arquitetura religiosa” e tem natureza istrativa federal. A última fiscalização, feita no dia 6 de junho de 2023, apontou a integridade do prédio, mas indicou falhas na conservação.
Igreja e Convento de São Francisco
- As estruturas da igreja foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII.
- A igreja é considerada uma das mais ricas e simbólicas do país, dentro do estilo barroco.
- Ela está na lista de construções consideradas Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.
- E é conhecida como “igreja de ouro” por causa da exuberância da decoração interna, de cor dourada.
Turista morreu vítima do desabamento
Parte do teto da Igreja de São Franscisco, localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, desabou na tarde desta quarta, deixando ao menos uma pessoa morta e seis feridas. A igreja está entre os principais pontos turísticos da capital baiana.
A vítima que morreu é uma mulher, turista de São Paulo. O nome dela é Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. Natural de Ribeirão Preto (SP), ela visitava o local, quando ocorreu o desabamento.

Equipes do Corpo de Bombeiros atuam para identificar possíveis vítimas presas aos destroços. A Polícia Militar isolou a área e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta socorro aos sobreviventes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram como ficou a igreja, após o desabamento. Veja:
▶️ O teto de uma igreja desabou, na tarde desta quarta-feira (5/2), no Centro Histórico de Salvador, na Bahia. De acordo com informações preliminares, o incidente deixou ao menos uma pessoa morta e outras cinco feridas.
➡️ Aguarde mais informações.
🎥 Reprodução pic.twitter.com/qY51STDGzc
— Metrópoles (@Metropoles) February 5, 2025