Metrópoles ganha medalha de ouro no Brasília Photo Show
Breno Esaki, da equipe do Metrópoles, ganhou uma das premiações máximas do concurso de fotografia Brasília Photo Show
atualizado
Compartilhar notícia

O Metrópoles ganhou premiação máxima no concurso de fotografia Brasília Photo Show. A imagem que mereceu a medalha de ouro foi registrada pelo fotógrafo Breno Esaki para a reportagem Cargueiros do Pó, escrita por Mirelle Pinheiro e Carlos Carone. A matéria multimídia revela a rota marítima do tráfico de drogas entre Brasil e Europa.
A foto de Breno Esaki retrata uma operação de fiscalização da Receita Federal na zona portuária do Rio de Janeiro e, de acordo com o corpo de jurados do concurso, chamou a atenção por conta de sua composição diferenciada. Segundo o publicitário Edu Vergara, um dos idealizadores do Brasília Photo Show, a imagem a uma atmosfera cinematográfica, ao mesmo tempo que cumpre sua função de registro jornalístico.
“A foto tem uma harmonia diferenciada quanto às temperaturas frias e quentes, além de romper com os padrões horizontais, trazendo à tona um movimento bastante incomum”, afirmou Vergara.
O prêmio Brasília Photo Show está em sua 10ª edição e se destaca como um dos mais importantes concursos de fotografia do país. A competição inclui tanto fotógrafos profissionais como amadores; para estes, ter uma imagem selecionada entre as do prêmio representa um importante pontapé na carreira.
Na última edição, o Brasília Photo Show recebeu cerca de 10 mil inscrições e, entre elas, foram selecionadas 400 imagens. A imagem de Esaki está entre as 20 escolhidas para a categoria medalha de ouro. Entre as prêmios da competição, está a publicação da imagem em um livro especial com as melhores fotos do ano.
Publicada em 2023, a reportagem Cargueiros do Pó percorreu 2,2 mil quilômetros entre Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro para revelar as sofisticadas técnicas usadas por facções criminosas para o tráfico de drogas entre Brasil e Europa.