body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Entenda por que Zanin se declarou impedido de votar em ação de Collor

O ministro Cristiano Zanin não votou em julgamento de recurso que manteve a condenação de Fernando Collor no ano ado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto/STF
Zanin
1 de 1 Zanin - Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou-se impedido de votar no julgamento que formou maioria para manter a pena do ex-presidente Fernando Collor por corrupção iva em 2024.  Zanin foi advogado do presidente Lula (PT), durante a Operação Lava Jato, e na ação que resultou na anulação das condenações do presidente no STF.

Fernando Collor foi preso nesta sexta-feia (25/4) em Maceió (AL) a mando do ministro Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada após o magistrado rejeitar mais uma vez os recursos apresentados pela defesa contra sua condenação de 8 anos e 10 meses de prisão.

Collor havia sido condenado em 2023 e, apesar da ausência do voto de Cristiano Zanin, a pena do ex-presidente foi mantida em 2024. Na votação, apenas Gilmar Mendes e Dias Toffoli  votaram a favor do recurso apresentado pela defesa. Alexandre de Moraes  e os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux decidiram pela rejeição do pedido.

4 imagens
O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor
Fernando Collor
1 de 4

Reprodução
2 de 4

Gustavo Moreno/ Metrópoles
3 de 4

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor

Jefferson Rudy/Agência Senado
4 de 4

Fernando Collor

IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela

Prisão e condenação de Fernando Collor

O ex-presidente foi condenado em 2023 por crimes de corrupção iva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Com os embargos de declaração rejeitados, Moraes entendeu que não havia mais pendências jurídicas que impedissem o cumprimento da pena.

Conforme a condenação, ele recebeu R$ 20 milhões com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos.

O pagamento visava viabilizar, de forma irregular, contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de combustíveis. Como troca, Collor ofereceu apoio político para indicação e manutenção de diretores na estatal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?