body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi: governo não se opõe a acordo entre Congresso e STF por anistia

Judiciário e o Legislativo costuram um acordo sobre as penas dos condenados por participação nas manifestações de de 8 de janeiro de 2023

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), afirmou que o governo não vai se opor a um eventual acordo entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o projeto que prevê uma alternativa à anistia para envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023. Para substituir o projeto da oposição que prevê ampla anistia, os comandos de Senado e Câmara têm costurado um texto que reduza penas dos condenados pela depredação nos edifícios-sede dos Poderes da República, mas não livre mandantes e financiadores.

“Esse é um processo que está sendo discutido entre a Câmara e o Senado, o Congresso. O governo não está participando disso. Se tiver um entendimento entre o Judiciário e o Legislativo, o governo não vai se opor”, disse a ministra Gleisi em entrevista à Globo News.

O acordo que tem sido construído entre Legislativo e Judiciário tem como objetivo ter uma pena mais branda para os manifestantes que estavam em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

“Agora, é muito importante que o Judiciário seja respeitado nisso, porque quem pode dispor sobre pena, fazer revisão criminal, é o Poder Judiciário. Nesse caso, o Supremo Tribunal Federal [STF]. Se o Supremo entender que é possível fazer isso numa interação com o Legislativo, não é o governo que vai ter uma posição contrária. E se isso acontecer por acordo, eu acho que o governo vai dar prosseguimento”, seguiu Gleisi Hoffman.

Ela reforçou, porém que o governo “não está nessas conversas. Não conversamos nem com o Supremo, nem com o Presidente da Câmara e do Senado a esse respeito. Eu tenho visto matérias pelo jornal e tenho tido informações do Colégio de Líderes, de algumas informações que o próprio presidente Hugo Motta teria dado sobre tentativas de se fazer isso para substituir o projeto que está lá, mas eu de fato não tenho elementos disso”, despistou a ministra.

Atualmente, na Câmara dos Deputados, há um projeto de lei (PL) que visa anistiar todos os envolvidos nas manifestações antidemocráticas. O texto original prevê livrar de crimes todos os envolvidos em manifestações entre 30 de outubro de 2022 (data do segundo turno das eleições presidenciais) e a data de entrada em vigor da lei.

A oposição pressiona para que o texto tramite em esquema de urgência, mas Hugo Motta e o Colégio de Líderes têm segurado o projeto na gaveta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?