Usa air fryer? Três pontos a se atentar caso queira emagrecer
Há quem utilize a air fryer para absolutamente tudo, acreditando que, ao preparar as diversas opções no aparelho, irá perder peso
atualizado
Compartilhar notícia

Se você está entre os “devotos” da air fryer, existem alguns pontos importantes a saber, sobretudo se o seu intuito for usar o equipamento para elaborar receitas saudáveis e emagrecer.
Há quem utilize a fritadeira para absolutamente tudo, acreditando na premissa que, ao preparar as diversas opções no aparelho, irá perder peso, já que ela não requer adição de óleo aos preparos.
É aí que mora o equívoco: se você está ajustando o cardápio a fim de diminuir alguns pontinhos na balança, é preciso ter em mente que, toda vez que você assar um alimento, o ideal seria comer metade da porção que você comeria cozida.
Explico: se você usar o peso do alimento cozido para o alimento seco, irá, automaticamente, consumir o dobro das calorias.
Além disso, toda vez que assamos um alimento fonte de carboidrato (como batatas e mandioca), aumentamos o índice glicêmico. Para o impacto ser menor, seria necessário aprender a combinar os carboidratos feitos no air fryer com aqueles nos quais o aumento do índice glicêmico não resulte em desfechos negativos na sua alimentação.
Basta, então, associar fontes de carboidratos a proteínas, gorduras saudáveis ou fibras, para, dessa forma, reduzir o índice da carga glicêmica da refeição total em questão.
Realizar uma refeição completa, com fibras, proteínas e adequando as quantidades de carboidratos, é a forma ideal de não abusar no amido do carboidrato assado, além de reduzir o impacto do açúcar no sangue.
Há também quem compre batatas fritas congeladas e acredite que, ao prepará-las na air fryer, elas serão “saudável”. Na verdade, eis um “golpe”: essas batatas e outros alimentos industrializados, como quibes e nuggets, já vêm pré-fritos da própria indústria.
Logo, não precisa adicionar óleo extra para que o alimento fique gostoso e saboroso já que, no próprio pré-preparo, essa substância foi adicionada.
Tenha consciência e evite os excessos se a sua meta é perder uns quilinhos.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica