body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saiba o que são os bichinhos que dão no arroz e como se livrar deles

Essas pragas, conhecidas popularmente como “bichinho do arroz”, comprometem a qualidade dos produtos; saiba como evitar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
imagem colorida de uma mão segurando grãos de arroz
1 de 1 imagem colorida de uma mão segurando grãos de arroz - Foto: Getty Images

Quem nunca abriu um pacote de arroz e encontrou bichinhos andando pelos grãos? Conhecidas popularmente como “bichinho do arroz”, essas pragas são, na verdade, traças de alimento. Elas atacam grãos armazenados, como arroz, farinhas e cereais, comprometendo a qualidade dos produtos e tornando-os impróprios para o consumo.

Segundo o professor e pesquisador Lauri L. Radunz, do Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os principais responsáveis por essas infestações são os insetos Plodia interpunctella e Sitotroga cerealella. “As fêmeas depositam ovos diretamente nos alimentos ou nas embalagens. Quando as larvas eclodem, alimentam-se dos produtos e causam os principais danos”, explica.

Como os bichinhos chegam até o arroz?

As traças podem estar presentes desde a indústria, pois os ovos são depositados antes do empacotamento. “Dificilmente, a infestação ocorre no local de comercialização, mas não dá para descartar essa possibilidade. As larvas podem entrar por pequenos orifícios ou até furar a embalagem, dependendo do material”, alerta Radunz.

A temperatura e a umidade também favorecem a reprodução. Entre 25°C e 30°C, as traças se desenvolvem mais rápido, e ambientes com umidade acima de 65% aumentam o risco de infestação. No verão, a situação piora, já que o calor acelera o ciclo de vida dos insetos.

bichinho do arroz
Armazenamento inadequado, presença de resíduos de grãos e embalagens vedadas incorretamente aumentam o risco de proliferação

Como evitar as traças na despensa?

A chef de cozinha Adriana Alves ensina truques simples para evitar o problema:

  • Pão seco no arroz: colocar um pedaço de pão dentro da vasilha ajuda a absorver a umidade.
  • Dente de alho e louro: adicionar esses itens aos potes de grãos pode afastar as traças.
  • Solução de cravo e álcool: deixar cravos-da-índia mergulhados em álcool por uma semana e depois limpar os armários com essa mistura ajuda a manter as pragas afastadas.
  • Borra de café no armário: além de neutralizar odores, também funciona como repelente.
  • Sachê protetor: fazer um sachê com canela, cravo e louro e pendurá-lo no armário previne infestações.

Outras medidas importantes

Para proteger os alimentos, a chef recomenda:

  • Manter os armários arejados, abrindo as portas pelo menos duas vezes por semana.
  • Usar potes com tampa hermética para armazenar grãos, evitando que larvas entrem ou saiam das embalagens.
  • Evitar o armazenamento prolongado dos alimentos e sempre verificar a validade dos produtos.

Com esses cuidados simples, dá para evitar o aparecimento dos temidos “bichinhos do arroz” e manter os alimentos seguros por mais tempo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?