Sua barriga fica muito estufada? Descubra as causas e como resolver
Evite comidas com alho e a ingestão de abacate, por exemplo. Entenda o por quê
atualizado
Compartilhar notícia

Você sofre constantemente de barriga estufada? Uma das possibilidades para esse mal-estar é a síndrome do intestino irritável (SII). Comum em mais de dois milhões de brasileiros, a condição é caracterizada por uma inflamação das vilosidades intestinais, levando a desconfortos abdominais, como dores, cólicas e diarreias.
Um estudo alemão publicado na revista Springer concluiu que pacientes que sofrem de endometriose têm até três vezes mais chances de desenvolver SII.
Para o tratamento, o ajuste na alimentação se mostra fundamental. Uma das maneiras mais efetivas de se ver livre dos inchaços é por meio de dietas com baixo consumo de FODMAP (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis), ou seja, carboidratos com alto potencial de fermentação.

Os alimentos ricos em FODMAPs entram no intestino grosso e podem atrair água no intestino delgado, causando diarreia. Fermentados por bactérias, eles causam gases e, por consequência, acontece um comprometimento da função intestinal.
Evite, então, comer alho, trigo, abacate, maçã, embutidos, leguminosas, feijão, laticínios e adoçantes; e dê preferência para especiarias, tofu, alface, coco, pepino, morango, azeite, batata e arroz, pobres em FODMAP.
Para um diagnóstico correto, não deixe de fazer uma investigação clínica com médico e nutricionista.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica