Quer emagrecer? Descubra trocas inteligentes para implementar na dieta
Trocar o suco de uva por pão francês, por exemplo, pode ajudar no processo de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia

No verão ou no inverno, o emagrecimento é o objetivo da maioria das pessoas e, em 2022, isso não mudou. Não existe uma receita de bolo que possa ser aplicada automaticamente para atingir essa meta.
Infelizmente, a perda de peso é uma questão complexa que depende de diversos fatores, como seu gasto calórico diário — que varia de pessoa para pessoa — , se você tem alguma doença, se faz ingestão proteica adequada, se apresenta alguma alteração hormonal, entre outras questões cruciais a se considerar.
Apesar dessa mudança na composição corporal demandar uma análise individualizada, existem algumas trocas e concessões que podem ser feitas – e, muitas vezes, surpreendem o público leigo – no quesito calorias.
Infelizmente, criamos a ideia de que alguns alimentos fits são melhores do que outros. Por consequência, exageramos na ingestão, mas todo cuidado é pouco. Alguns deles caíram no senso comum e foram classificados como pouco calóricos, enquanto outros foram demonizados como vilões.
Trocas inteligentes
Pensando nisso, fiz uma seleção de algumas trocas inteligentes que podem ser aplicadas no cotidiano e que, ao final do dia, irão poupar bastante calorias. Aos detalhes!
Tapioca por cuscuz
Depois de condenarem o glúten, a tapioca entrou no “bonde” dos alimentos aliados de quem faz dieta. No entanto, essa não é uma verdade absoluta. Enquanto 100g de tapioca tem 284 calorias e 71g de puro carboidrato refinado, a mesma quantidade de cuscuz de milho oferece 113 calorias e 25g de carboidrato.
Além de ter menos calorias em relação à tapioca, o cuscuz ainda contém fibras que favorecem a saciedade.
Suco de uva por pão francês
Quem quer emagrecer deve entender que sucos e frutas têm funções bastante diferentes. Além da fruta conter maior teor de fibras, ela ainda apresenta mais nutrientes. O suco, por sua vez, contém apenas água e o açúcar da fruta, frutose, causando maior impacto na glicemia. Ou seja: é uma caloria vazia.
O pão foi o alimento mais cotado a vilão no mundo das dietas, porém, tem as suas vantagens. Enquanto 300ml de suco de uva padrão integral tem 156 calorias, sendo 38g apenas de carboidrato, em uma unidade padrão de 50g de pão francês há 150 calorias, com 29,4g de carboidratos e 4g de proteínas. Menos calórico, o pãozinho tem proteínas e gera maior saciedade.
Pipoca fit industrializada por sanduíche de fast food famoso
Enquanto um pacote de pipoca fit sabor caramelo e coco contém 552 calorias e 108g de carboidrato, um sanduíche de uma marca de fast food famosa conta com 502 calorias, sendo 42g de carboidrato.
Diferentemente da pipoca aparentemente saudável, o sanduíche é mais honesto, uma vez que não esperamos que ele cumpra um papel fit. E mais: ainda ostenta maior teor de proteína, certamente cumprindo um papel nutricional mais vantajoso.
Falsos aliados
É necessário estar atento aos produtos denominados fits pela indústria. Na maioria das vezes, trata-se de algo que representa um prejuízo ainda pior aos seus hábitos alimentares.
Ao pensar que o produto é isento de calorias, exageramos na quantidade. É aí que mora o problema.
Ficou impressionado com essa novidade? Então, fique atento aos conceitos leigos e busque orientações com um profissional qualificado.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica