Maracujá acalma? Mito! Conheça as 7 maiores falácias da nutrição
Além de informações duvidosas sobre emagrecimento saudável, outras fake news potencialmente graves ganham força em tempos de rede social
atualizado
Compartilhar notícia

Em tempos de rede social, muitos conceitos leigos sobre alimentação ganham força. Além de informações duvidosas sobre emagrecimento saudável, outras fake news potencialmente graves viralizam.
Alguns dos mitos mais comuns que podemos encontrar por aí são:
1. Leite é inflamatório
O leite, por si só, não tem potencial de aumentar a resposta inflamatória de indivíduos saudáveis, apenas de pessoas com intolerâncias
ou alergias.

2. Existe cereja em compota
Nada disso. Cerejas em calda são, na verdade, um polissacarídeo extraído de algas marrons. A substância também é usada como espessante pela indústria.

3. Vitamina C trata resfriados
Os comprimidos de vitamina C não curam gripes e resfriados. Quem se encarrega dessa missão é o seu sistema imunológico. Apesar de melhorar a imunidade, a vitamina C não a controla. Além disso, o organismo não consegue absorver a quantidade total de comprimido de vitamina (1 grama).

4. Maracujá acalma
Por mais que a fruta contenha propriedades benéficas para o relaxamento do organismo, ela não tem potencial de relaxar uma pessoa.
5. Beterraba no feijão cura a anemia
A beterraba não pode ser considerada um alimento rico em ferro. A contribuição desse alimento no combate à anemia é pequena. Por isso, invista em maior oferta de ferro ao longo de todas as refeições. Uma dica é sempre consumir alimentos ricos na substância, como carne bovina, junto a uma fonte de vitamina C, para aumentar a biodisponibilidade do mineral, ou seja, a absorção.

6. Dieta low carb é uma boa estratégia de emagrecimento
Dietas restritivas podem, inclusive, prejudicar o emagrecimento. Quando feita de forma indiscriminada, sem orientação, esse tipo de restrição alimentar pode desacelerar o metabolismo pela falta de nutrientes, resultando em reganho de peso.

7. Frutose faz mal à saúde
Frutas são essenciais para a saúde e para a prevenção de inúmeras doenças. A Sociedade Americana do Coração preconiza um consumo diário desse grupo alimentício para prevenção de doenças cardiovasculares. Frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais,
essenciais também ao emagrecimento saudável.
Ver essa foto no Instagram
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica