Nutri revela 5 alimentos que mais geram gases, flatulências e inchaço
Veja quais alimentos aumentam a produção de gases e podem provocar desconforto no intestino, segundo informações de uma nutricionista
atualizado
Compartilhar notícia

Uma dieta saudável deve ser variada, o que implica consumir vários tipos de alimentos. Alguns deles podem provocar flatulência do que outros, seja pelas próprias características do alimento, seja pela forma como são digeridos.
A nutricionista Cibele Santos explica que cada organismo reage de forma única, mas alguns alimentos são conhecidos por aumentar as flatulências.
“Esses incluem feijões, brócolis, couve-flor, cebola e bebidas gaseificadas, ricos em fibras e açúcares que fermentam no intestino”, exemplificou.
Sintomas como gases, distensão abdominal e desconforto abdominal dependem da composição da microbiota individual e da capacidade digestiva de cada pessoa. No entanto, em geral, os itens citados acima podem piorar o quadro.
Evitar o excesso desses alimentos em uma única refeição pode diminuir o desconforto intestinal.
“Uma dieta equilibrada e rica em fibras solúveis, além de muita água, pode prevenir a constipação e a produção excessiva de gases”, emenda a nutricionista.
Outra dica de Cibele é mastigar bem os alimentos e comer devagar para melhorar a digestão.