Nem pilates, nem natação: descubra exercício perfeito para pessoas 65+
Modalidade melhora dores, fortalece o corpo e estimula a mente de pessoas com mais de 65 anos; saiba qual é o exercício
atualizado
Compartilhar notícia

A prática milenar da yoga vem ganhando cada vez mais espaço entre pessoas com mais de 65 anos. Os benefícios desse exercício vão além da flexibilidade: envolvem saúde física, mental e social. Segundo especialistas, com orientação adequada, a atividade pode ser uma grande aliada para essa faixa etária.
O personal trainer Vitor Vicente destaca que a yoga ajuda no equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento da região central do corpo — especialmente abdômen e lombar. “Esses são ganhos importantes em qualquer idade, mas acima dos 65 anos têm ainda mais impacto na autonomia e na prevenção de quedas”, afirma.
Vitor também ressalta o aspecto social da prática: “Muitas pessoas nessa fase da vida enfrentam dificuldades para socializar, e a yoga cria um ambiente de encontro e convivência.”

Outro ponto importante citado pelo personal é o alívio das dores nas articulações, resultado do fortalecimento muscular e do aumento da flexibilidade. “A yoga é uma atividade exigente, mas de baixo impacto. Isso significa menos risco de lesões, o que é ótimo para quem busca qualidade de vida com segurança”, explica.
Para o geriatra Victor Dornelas, do Núcleo Avançado de Geriatria do Hospital Sírio-Libanês, a yoga deve ser praticada com orientação profissional e após avaliação médica.
“Ela traz benefícios para o sono, o humor e até mesmo para a cognição. Pacientes com comprometimento cognitivo leve, por exemplo, podem se beneficiar muito, já que a prática exige concentração e memória para acompanhar as sequências de movimentos”, afirma Dornelas.
O médico também ressalta o potencial da yoga como terapia complementar para ansiedade e depressão.
“É uma medida não farmacológica poderosa, que pode ser praticada em casa, com vídeos ou aulas on-line, atitude muito comum durante a pandemia e que continua sendo uma opção viável.”