O frio está chegando! Saiba como cuidar das suas plantas no inverno
Confira cinco cuidados essenciais para se ter com as suas plantas durante a estação fria
atualizado
Compartilhar notícia

O inverno chegou oficialmente no Brasil nessa segunda-feira (21/6). Época do ano em que as temperaturas despencam e o clima seco se intensifica, a estação fria exige cuidado dobrado com as plantas, que costumam ficar bem mais sensíveis.
“Durante o inverno, algumas plantas entram em ‘dormência’, um estado de inibição de crescimento e germinação de sementes que permite que elas conservem energia e água diante de condições adversas, como a queda de temperatura característica da estação”, explica Adelson dos Santos, jardineiro cadastrado no app de serviços GetNinjas.
De acordo com ele, esse fenômeno faz com que as queridinhas do décor percam algumas folhas nesse período, ficando, também, mais vulneráveis a fungos e pragas. Contudo, o profissional garante que tudo volta ao normal, assim que o estado de dormência acaba.
Se você já está sentindo o frio chegando por aí e deseja garantir que as suas plantas mantenham-se saudáveis e protegidas, confira, a seguir, cinco dicas valiosas para cuidar delas durante o inverno.
Traga suas plantas para dentro de casa
O sereno, as geadas e o vento podem “queimar” as folhas de algumas espécies. Portanto, nessa estação – principalmente, durante a noite –, as plantas em vasos devem ser protegidas, preferencialmente, dentro de casa. Caso não seja possível, é interessante cobrir a área externa onde as plantas estão para protegê-las do frio.
Diminua a rega
No inverno, a luz solar não é tão intensa, o que faz com que a evaporação da água na terra aconteça em velocidade mais lenta. Por isso, recomenda-se que a rega ocorra com menos frequência. “O acúmulo de umidade pode fazer com que as raízes apodreçam, além de criar o cenário ideal para o aparecimento de pragas, como cochonilha, pulgões e fungos que, certamente, irão debilitar a planta”, afirma Adelson.
Regue as plantas pela manhã
O melhor momento do dia para regar as plantas é no decorrer da manhã. Dessa forma, elas terão todo o dia para evaporar a água que não for absorvida, evitando o acúmulo de umidade durante a noite e a consequente proliferação de fungos.
Faça poda de limpeza e manutenção
O jardineiro salienta que o inverno é um ótimo período para realizar a manutenção dos galhos secos, queimados ou doentes, já que os vegetais estão em estado de dormência e, assim, não “sofrem” tanto com a poda de limpeza.
“A planta estará pronta para crescer de forma vigorosa quando a primavera chegar, pois a seiva [fluido nutritivo que circula no interior do vegetal] será direcionada apenas para áreas saudáveis”, esclarece. Para otimizar o processo de cicatrização, aplique canela em pó sobre a região podada.
Adie a adubação
Não é recomendado fazer a adubação durante o inverno, já que o período de adormecimento e o metabolismo lento das plantas nessa época as impedem de absorver todos os nutrientes. Esse excesso de matéria orgânica pode acabar desencadeando um efeito rebote, colaborando para o surgimento de fungos e doenças.