O que o Ano Novo astrológico reserva para os signos do zodíaco
Na próxima sexta-feira (20/3), o Sol vai entrar no signo de Áries e dará início ao novo ano astrológico para todas as casas
atualizado
Compartilhar notícia

Para a Astrologia, o ano novo inicia com a entrada do Sol no signo de Áries, o que acontecerá na próxima sexta-feira (20/3), às 0h49, horário de Brasília. O regente desse ciclo será o Sol, que tem como promessa deixar em evidência a nossa essência, tanto o que é luz como a nossa sombra.
Essa forma de marcar o tempo tem origem nas civilizações antigas, quando não se tinha um calendário definido como se tem hoje. No ado, o início e o final do ano eram marcados de acordo com o ritmo da natureza, observando-se o movimento do Sol. O ano novo na Astrologia coincide com o equinócio de Primavera no Hemisfério Norte, período que assinala o renascimento da natureza e início de um novo ciclo. Áries é o primeiro arquétipo do zodíaco e simboliza a coragem para o novo, a ação do plantio da semente. Essa fase do ano é favorável para dar início em todo tipo de projeto.
O ano astrológico em 2020 será marcado pela concentração de planetas em Capricórnio: Plutão, Saturno, Júpiter e Marte. A conjunção desses planetas é um fato ímpar que demora muito para acontecer. Entre as principais características desse signo estão a competência, a organização, a responsabilidade, a perseverança e o pragmatismo.
Plutão está em Capricórnio desde outubro de 2008, e já derrubou muitas estruturas sociais e econômicas. Saturno ingressou nesse signo em dezembro de 2017 e Júpiter no final de 2019. O último a juntar-se ao trio foi Marte, no mês ado. Apesar de alguns planetas causarem seus efeitos há algum tempo, é neste ano que todos vão se encontrar.
Mas o que isso representa no plano individual? Plutão é transformação profunda, desapegar do que está ultraado. Saturno significa estrutura, limites e exige que a organização dos assuntos que toca. Júpiter é expansão e otimismo. Marte dá o impulso necessário para os inícios. Devemos olhar com carinho para onde está Capricórnio no Mapa Astral, pois são esses assuntos que terão que terminar de ser derrubados e reestruturados, para crescermos e sentirmos a motivação do signo solar.
O Sol representa a nossa essência, ego e motivações. A área em que esse luminar está no Mapa Astral deve ser desenvolvida para encontrarmos a nossa satisfação e brilho na vida. Confira como tirar o melhor proveito do novo ano astrológico:
Áries (21/03 a 20/04)
O ariano deve cuidar dos seus objetivos profissionais. Caso se sinta insatisfeito e não tome uma atitude, poderá atrair perdas para essa área. Utilize a coragem e a iniciativa de Áries para reestruturar a sua carreira ou até mesmo mudar de ramo. Você precisa ser desafiado para sentir a sua motivação e força. A sua expansão e reconhecimento profissionais virão por meio da demonstração da sua autoconfiança e originalidade.
Touro (21/04 a 21/05)
Os assuntos ligados a conceitos filosóficos da vida, espiritualidade e estudos superiores podem ter uma importância maior para o taurino. Conhecido por sua estabilidade e resistência a mudanças, esse signo terá seu sistema de crenças testado, se isso ainda sustenta sua vida. Será um bom ciclo para expandir a sua visão e compreender melhor o mundo. Isso pode se dar por meio de uma viagem internacional, um curso superior ou uma filosofia que possa ser aplicada de forma prática. A reestruturação dessa área trará mais confiança para lidar com imprevistos e adversidades. Além de conforto material, Touro precisa manter sua alma sossegada.
Gêmeos (22/05 a 21/06)
A forma como o geminiano se relaciona na intimidade deve ser reestruturada. Isso vale para as parcerias amorosas e de negócios. Despreocupado e flexível, será exigido de Gêmeos que tenha uma atitude mais séria com os valores materiais e emocionais dos outros. Use a sua curiosidade e o poder de negociação para encontrar soluções práticas para problemas financeiros com terceiros. Favorável para investimentos a longo prazo, que garantam o seu futuro. Não é ano para fazer dívidas, mas para quitar o que deve.
Câncer (22/06 a 22/07)
As questões referentes ao casamento e às associações comerciais exigirão atenção do canceriano. Depois que se liga a alguém, Câncer tem dificuldades de largar e teme ser rejeitado. No entanto, a energia do ano fará com que coloque na balança o seu nível de satisfação dentro das suas parcerias. Se estiver abaixo do esperado, deverá ser reestruturada ou chegará ao fim. As relações que sobreviverem tendem a se fortalecer e a crescer. Manter a segurança emocional é prioridade para esse signo. Este será um ano para entender o tamanho das suas carências afetivas e como
amenizá-las.
Leão (23/07 a 22/08)
Rotina, emprego e saúde são as áreas que leonino terá que reestruturar. Isso poderá ser bem desafiador para Leão, por necessitar de diversão e de ser o centro das atenções. A tendência é que seja cobrado mais empenho e esforço nas tarefas profissionais, porém o reconhecimento pela sua dedicação poderá demorar para chegar. O ano exigirá que calce as sandálias da humildade. O leonino mais egocêntrico enfrentará dificuldades na relação com a chefia e colegas de trabalho. Os hábitos que desequilibram sua saúde terão que ser revistos também. Superadas e entendidas essas questões, o leonino tem tudo para brilhar, já que o Sol é seu regente.
Virgem (23/08 a 22/09)
Os temas relativos a diversão, amores e filhos terão que ser tratados com atenção pelo virginiano. Esse signo é sério, aprecia o trabalho duro e tem dificuldade de se dar momentos de lazer. O seu desafio será reestruturar essa área, reservando um tempo livre para atividades prazerosas. A tendência é que Virgem assuma muitas tarefas e sinta que a vida perdeu a graça. A saída pode ser descobrir atempos úteis. Caso tenha filhos, reformule a sua relação com eles e a forma de educá-los.
Libra (23/09 a 23/10)
As relações familiares e o lar precisam ar por uma reestruturação. Mudanças nessa área exigirão que o libriano assuma novas responsabilidades e encare a vida sem lentes cor-de-rosa. Se tem mágoas de algum familiar, será o momento de resolver e organizar esse relacionamento. O ano é de amadurecimento e de estabelecimento de seus objetivos a longo prazo. Se ainda não tem seu imóvel próprio, pode ser um momento adequado para pensar nessa possibilidade. Cuide da estrutura física e conservação da sua casa.
Escorpião (23/10 a 22/11)
A forma de se comunicar e os seus estudos precisam reorganizados. O escorpiano é cirúrgico na exposição das suas ideias, evitando abrir a boca quando não certeza. Este ano, poderá se sentir inseguro em relação ao seu conhecimento, o que pode levar a perda de boas oportunidades. Procure estruturar suas ideias de forma prática e com informações sólidas na apresentação a terceiros. Se faltar algo nesse sentido, faça algum curso rápido de aperfeiçoamento que possa ampliar os horizontes.
Sagitário (23/11 a 21/12)
A reestruturação do sagitariano se dá na área em como ganha e gasta o dinheiro. Otimista por natureza, esse signo tende a ar dos limites em todos os assuntos. No entanto, o ano pede economia e organização das finanças, diminuindo os custos para evitar aborrecimentos. Diminuir o seu consumo, poderá despertar em Sagitário uma nova filosofia de vida, focada mais em valores espirituais. Ou até mesmo a descoberta de habilidades que possam render outra fonte de renda.
Capricórnio (22/12 a 20/01)
A vida é um negócio a ser levado a sério para o capricorniano. Com grandes ambições, esse signo sentirá a necessidade de reestruturar a sua forma de agir diante do mundo. Ano para reorientar seus objetivos a longo prazo, tendo por base o seu desejo de reconhecimento profissional. Críticas ao seu comportamento poderão deixá-lo inseguro. Se conhecer e transformar as suas atitudes serão fundamentais para o amadurecimento e expansão.
Aquário (21/01 a 17/02)
O aquariano tem a mente voltada para o futuro, porém o seu exercício do ano será compreender as suas dificuldades e colocar ordem no seu universo interior. A conscientização das suas vulnerabilidades e frustrações encurtarão o caminho para o alcance de seus ideais mais adiante. Aquário tende a negar suas ambições pessoais, por achar que não estão alinhadas a um projeto coletivo. Quem sabe agora consiga ressignificar e adequar esse sentimento.
Peixes (18/02 a 20/03)
Os planos futuros e as amizades estão na mira do pisciano para serem reestruturados. Esse signo é sensível às necessidades alheias e se deixa guiar pela intuição. Os acontecimentos do ano induzirão a uma seleção do seu círculo de amigos, tendo como filtro aqueles que podem abrir novas oportunidades profissionais e sociais. Ou seja, o padrão Peixes de doar-se integralmente e não receber nada em troca estará em avaliação. Seus objetivos também terão que ser definidos e, caso sinta-se inseguro, alie-se a pessoas práticas e experientes.