Antes de morrer, ator Gene Hackman levava vida simples em Santa Fé
Estrela de Hollywood escolheu viver em paz em pequena cidade no Novo México, nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia

Antes de morrer, Gene Hackman, conhecido mundialmente pelos papéis em Hollywood, levava uma vida simples e tranquila em Santa Fé, no estado do Novo México (EUA). A fama que ele conquistou no cinema, inclusive, parecia distante para os moradores da cidade, que, mais de 20 anos após o nascimento dele, viam-no apenas como mais um integrante da comunidade.
Jornalistas da BBC News foram até a cidade para conversar com quem conheceu o ator de perto. A maior parte dos moradores destacou a natureza humilde e amigável de Hackman, que, ao lado da esposa, a pianista Betsy Arakawa, fez de Santa Fé o lar.
“Ele não era famoso aqui”, disseram alguns. O ator, que se envolveu com a cena artística local e sempre apoiou os negócios da cidade, se adaptou ao estilo de vida simples e calmo do lugar.
Hackman, que amava a arte e a pintura, encontrou no ambiente de Santa Fé o cenário ideal para explorar essas paixões. Ele se tornou um membro ativo do Museu Georgia O’Keeffe e compartilhou a arte dele com a comunidade e teve algumas pinturas expostas em restaurantes locais.
“Você não percebia que estava falando com uma celebridade”, contou Stuart Ashman, diretor da galeria Artes de Cuba, sobre a personalidade ível de Hackman.

O amor de Hackman pelo exercício físico também era notável. Junto a Stuart Ashman, ele frequentava aulas semanais de pilates, onde compartilhavam risadas e histórias.
O ator, além de ser um entusiasta de pilates, também adorava eios de bicicleta pelos arredores de Santa Fé.
A casa de Hackman, comprada nos anos 1980, fica nas colinas da cidade e oferece uma vista panorâmica das montanhas ao redor, que se estendem até o Colorado. Ele a reformou com o cuidado de respeitar as tradições culturais de Santa Fé e misturou estilos arquitetônicos locais.
Embora tenha se tornado mais recluso após os lockdowns da pandemia da Covid-19, Hackman é lembrado com carinho pelos moradores de Santa Fé.
Um gerente de uma loja local, identificado apenas como David, emocionou-se ao falar do amigo: “Ele investia no lugar e nas pessoas daqui. Perdemos um grande morador de Santa Fé”.
A história de Hackman na cidade é um exemplo de como até as maiores celebridades podem encontrar paz e felicidade em uma vida simples e longe dos holofotes.