3 truques para evitar gases ao comer feijão, segundo uma nutricionista
Na hora do preparo do feijão, algumas tecnicas pode ajudar a diminuir as gases e a má digestão; confira as dicas de uma nutricionista
atualizado
Compartilhar notícia

Embora seja nutritivo e benéfico para a saúde, o feijão pode causar gases e estufamento em algumas pessoas. Isso não significa, necessariamente, que o alimento precisa sair da dieta do dia a dia.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a reduzir a formação de gases ao cozinhar feijão. A professora e nutricionista da Estácio Lorena Melo destaca que uma delas é deixar os grãos de molho por pelo menos seis horas antes do cozimento.
“Isso não só ajuda a amolecer os feijões, mas também reduz a quantidade de oligosacarídeos, uma vez que parte deles se dissolve na água”, explica.

A profissional acrescenta que é fundamental trocar a água do molho antes de cozinhar, eliminando substâncias que podem causar gases.
Outro ponto apresentado pela nutricionista é cozinhar o feijão em a de pressão, o que pode acelerar o processo e tornar os grãos mais digestíveis.
Por que comer feijão dá gases?
Segundo a nutricionista, o feijão dá gases pois é rico em fibras e contém carboidratos complexos, como os oligosacarídeos, difíceis de digerir pelo nosso organismo.

“Quando esses carboidratos chegam ao intestino grosso, as bactérias intestinais os fermentam, resultando na produção de gases”, acrescenta. “Essa fermentação é um processo natural, porém, pode causar desconforto em algumas pessoas, especialmente se não estão acostumadas a consumir fibras regularmente.”
Dicas para o preparo do feijão
Lorena aponta que ao, preparar o feijão, é importante escolher grãos de boa qualidade e verificar se não há grãos danificados ou pedras.
“Deixe os grãos de molho e troque a água. Adicione temperos naturais, como cominho ou louro, durante o cozimento, para dar sabor ao feijão. Cozinhe até ficar macio”, encerra.