Um em cada 3 adultos com diabetes tem doença cardíaca sem sintomas
Estudo com pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que um terço delas têm doenças cardíacas assintomáticas e o dobro de risco de infarto
atualizado
Compartilhar notícia

Uma pesquisa realizada com adultos com diabetes tipo 2 dos Estados Unidos revelou que 33,4% deles tinha sinais de alguma doença cardíaca que ainda não havia sido detectada. O índice é mais do que o dobro de pessoas sem diabetes que convive com uma doença cardíaca assintomática.
Os cientistas descobriram os problemas cardíacos sem diagnóstico ao avaliarem a presença de duas proteínas no sangue, a troponina T e N-Terminal, em amostras de sangue recolhidas de 10,3 mil pessoas com diabetes. Em um nível elevado no organismo, elas indicam algum tipo de dano na musculatura cardíaca. Os resultados foram publicados, na quarta-feira (31/5), no Journal of the American Heart Association.
“Nós observamos que muitas pessoas com diabetes tipo 2 e que não tinham histórico de ataques cardíacos ou de doenças cardiovasculares conhecidas estão com alto risco de complicações circulatórias indicadas pelas proteínas que observamos”, disse a epidemiologista Elizabeth Selvin, uma das autoras do trabalho, ao site da American Heart Association.
Os dados analisados mostraram que pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de risco de morrer por consequência de uma doença cardiovascular. O risco também é maior se a pessoa estiver convivendo com a diabetes há mais de uma década ou se não tiver conseguido controlar seus níveis de açúcar no sangue apesar do diagnóstico.
O estudo, no entanto, não pode determinar o que leva uma pessoa com diabetes a manifestar essas doenças correlacionadas. Entretanto, os pesquisadores aconselham que se considere a diabetes um fator de risco cardíaco tão importante como o colesterol alto e a pressão alta.
Diabetes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Os principais sintomas da doença são:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.