body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Composto do tomate e da melancia pode evitar ganho de peso, diz estudo

Estudo feito em animais sugere que o licopeno do tomate e da melancia melhora o metabolismo de gorduras, evitando o ganho de peso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem mostra vista superior de uma mesa com vários tomates e dois copos de suco vermelho - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra vista superior de uma mesa com vários tomates e dois copos de suco vermelho - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um novo estudo indica que um composto presente em frutas como o tomate e a melancia pode reduzir o acúmulo de gordura e diminuir o peso. A pesquisa foi apresentada no American Physiology Summit no dia 25 de abril.

A investigação feita por cientistas da Northern State University, dos Estados Unidos, indicou que o licopeno, pigmento natural vermelho presente no tomate, na melancia e em outros alimentos, pode ajudar a prevenir o ganho de peso ao melhorar o funcionamento do fígado.

A descoberta foi feita a partir de experimentos com peixe-zebra, espécie usada com frequência em pesquisas biomédicas por possuir um metabolismo semelhante ao humano. Os testes mostraram que o composto antioxidante favorece a quebra de gorduras no fígado e melhora o funcionamento do corpo mesmo sob uma dieta rica em gordura.

“Observamos a formação de mecanismos de prevenção da obesidade. Como os tomates são uma fonte rica do antioxidante licopeno, estamos avaliando se a proteção em peixes suplementados com tomate decorre, em parte, da redução da inflamação no fígado”, afirmou a bióloga Samantha St. Clair, líder da pesquisa.

Efeitos rápidos no metabolismo hepático

O licopeno é produzido naturalmente por plantas e também vendido em forma de suplemento alimentar, embora a eficácia da substância em pó ainda não ter sido averiguada.

A equipe testou os efeitos do composto em diferentes formas: extrato de tomate, combinado ao estrogênio isolado e licopeno puro.

Segundo os resultados adiantados pelos pesquisadores durante o evento, os efeitos no metabolismo dos animais apareceram em apenas uma semana e em todos os casos foram benéficos, mas em diferentes níveis.

Peixes alimentados com gordura e extrato de tomate apresentaram menos ganho de peso do que aqueles que receberam estrogênio com a mesma dieta. A combinação de licopeno com estrogênio, porém, reduziu os níveis de açúcar no sangue, sugerindo melhora na atividade hepática.

3 imagens
Outras frutas como a melancia e a pitanga também são ricas em licopeno
O repolho roxo também é uma fonte de licopeno
1 de 3

Tomates são uma das principais fontes de licopeno

Getty Images
2 de 3

Outras frutas como a melancia e a pitanga também são ricas em licopeno

Getty Images
3 de 3

O repolho roxo também é uma fonte de licopeno

Getty Images

Tomates, melancias e metabolismo

A relação entre licopeno e metabolismo está longe de ser totalmente compreendida. Os cientistas agora investigam como os alimentos ricos nesse composto interferem em vias hormonais semelhantes às ativadas pelo estrogênio.

A comparação com o estrogênio partiu de um estudo anterior que mostrou como o hormônio impedia a obesidade em peixes superalimentados. Isso levou a equipe a investigar compostos naturais que atuassem em vias metabólicas similares.

O licopeno

Embora os mecanismos ainda não estejam bem entendidos, uma coisa é certeza: mal, o licopeno não faz. Além de atuar no fígado, a substância é um antioxidante natural que possui efeitos benéficos para o organismo como um todo.

“O licopeno é um carotenoide encontrado no tomate, goiaba vermelha, melancia, pitanga, mamão, pimentão vermelho, caqui e repolho roxo. Ele tem uma alta capacidade antioxidante e neutraliza os radicais livres gerados até pela exposição solar”, explica a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo, que não participou da pesquisa.

Com o aumento da obesidade em escala global, os resultados levantam novas possibilidades. Embora ainda em fase inicial, os achados sugerem caminhos viáveis para prevenção da doença a partir de alimentos comuns na dieta de muitas populações.

A equipe planeja expandir os testes para entender como diferentes tipos de tomate influenciam o metabolismo dos peixes-zebra e para frações específicas do conteúdo de licopeno.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?