Tempo médio de incubação do novo coronavírus é de 7 dias, afirma estudo
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Pequim avaliaram a progressão do vírus em mil pacientes da doença
atualizado
Compartilhar notícia

Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e da Universidade de Pequim, na China, afirmam que o tempo médio de incubação do novo coronavírus é de 7,76 dias, período entre a infecção pelo vírus e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Até então, diversos estudos sugeriam que esse tempo era de quatro a cinco dias.
Os resultados da nova pesquisa foram publicados na sexta-feira (7/8), na revista Science Advances. Os pesquisadores avaliaram 1.084 casos confirmados de Covid-19 a partir de um banco de dados público com as datas de infecção.
Todos os pacientes tinham histórico de residência em Wuhan – onde foram registrados os primeiros casos da doença – ou viagem partindo da cidade para localidades onde não havia disseminação do vírus. Com esse recorte na amostra, os cientistas conseguiram delimitar o período de aparecimento dos sintomas, afastando uma restrição que costuma marcar pesquisas desse tipo: é preciso contar com a memória dos pacientes para recordar as datas de exposição ao vírus e o início dos sintomas.
Uma pequena parcela de pacientes – cerca de 10% – apresentou período de incubação de 14 dias. Para os pesquisadores, as novas evidências poderão ser usadas por autoridades de saúde para tomar decisões mais assertivas quanto aos protocolos locais, incluindo o tempo de quarentena imposto nas fronteiras que, em muitos países, também é de duas semanas.