Quarto é o cômodo da casa com maior número de quedas de idosos
Empresa que presta serviço para a terceira idade afirma que mais de 1/3 dos acidentes domésticos acontece no lugar
atualizado
Compartilhar notícia

Se você mora com uma pessoas mais velha, certamente já se preocupou com a segurança dela no banheiro. O senso comum acredita que esse cômodo da casa é o mais perigoso para pessoas com idade avançada. Mas, na prática, não é bem assim.
Um estudo realizado pela TeleHelp – empresa que oferece um serviço de e para idosos em situações de emergência, aponta o dormitório como o lugar onde mais acontecem acidentes domésticos. Entre os 600 casos de quedas atendidas pela empresa de janeiro a setembro deste ano, 34% foram no quarto. No ranking do perigo, o segundo lugar é a sala, onde foram registrados 16% dos acidentes domésticos e, só em terceiro lugar, é que aparece o banheiro, espaço onde ocorreram 12% dos episódios.
As quedas são uma grande preocupação de saúde nesta faixa etária, pois se tornam mais comuns devido ao enfraquecimento muscular e a perda de equilíbrio. Também podem ter consequências mais graves como fraturas e perda de mobilidade.
Para evitar problemas, é importante ter atenção para alguns fatores relacionados ao ambiente como, por exemplo, manter boa iluminação nos espaços, retirar tapetes e objetos escorregadios e não deixar fios expostos e soltos. Outra dica é instalar pontos de apoio como corrimãos e barras e manter uma disposição dos móveis.