body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Papa: saiba por que problemas respiratórios são mais graves em idosos

Mudanças naturais do pulmão dificultam a respiração, gerando problemas respiratórios em idosos. Fatores como tabagismo agravam o problema

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images
Imagem colorida de papa Francisco - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de papa Francisco - Metrópoles - Foto: Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

Nas últimas semanas, o quadro de saúde do papa Francisco, 88, tem gerado preocupação ao redor do mundo. O pontífice sofre com problemas respiratórios, como pneumonia bilateral e insuficiência respiratória. Apesar do religioso ter condições pulmonares desde jovem, a idade também pode contribuir para o agravamento das doenças.

“Ao envelhecer, a nossa capacidade pulmonar diminui. Ganhamos volume até os 20, 25 anos e, depois, amos o restante da vida perdendo”, explica o pneumologista Renato Calil, da Hapvida.

Com o ar do tempo, o pulmão sofre mudanças naturais que dificultam a respiração. Nesse processo, a parede torácica fica mais rígida, dificultando a expansão dos pulmões, e a força dos músculos respiratórios diminui, podendo afetar a capacidade de tossir e limpar as vias aéreas.

O tecido pulmonar perde elasticidade, tornando a respiração menos eficiente. Tudo isso faz com que os idosos tenham mais dificuldade para respirar e fiquem propensos a doenças pulmonares.

Além da diminuição da capacidade pulmonar, outro fator pode tornar os idosos mais vulneráveis a problemas respiratórios. “O envelhecimento do sistema imunológico, também conhecido pelo termo imunosenescência, está associado ao progressivo declínio da função imunológica que torna os idosos mais suscetíveis a infecções”, afirma a geriatra Gabrielle Beltrão, do Hospital Brasília.


Doenças respiratórias mais frequentes e perigosas em idosos

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração mais difícil, além de ser bastante comum em fumantes.
  • Pneumonia: infecção que se instala no pulmão, podendo se tornar grave em alguns casos.
  • Gripe e resfriados: apesar de serem considerados menos graves, podem ser mais fortes em idosos.
  • Apneia do sono: interrompe a respiração durante o sono e afeta a qualidade de vida.

Fatores e doenças pré-existentes agravam problema

Alguns hábitos do dia a dia de uma pessoa idosa podem acentuar a vulnerabilidade respiratória. A exposição frequente ao tabagismo danifica os pulmões e aumenta o risco não só de doenças pulmonares graves, como também de problemas cardiovasculares.

Além disso, o sedentarismo enfraquece os músculos respiratórios e a capacidade pulmonar, agravando ainda mais o problema.

Foto de idoso fumando - Metrópoles
Tabagismo na terceira idade é muito prejudicial para a saúde respiratória

A poluição também pode ser apontada como um fator externo que contribui para a piora da saúde respiratória. Ao inalar diversas substâncias tóxicas no meio ambiente, idosos podem sofrer com inflamações e doenças crônicas, como enfisema, asma e broncopatias inflamatórias.

Já para quem tem doenças pré-existentes como hipertensão e diabetes, a atenção deve ser redobrada a qualquer sinal estranho no organismo. “As duas condições, além da idade, agravam os quadros respiratórios porque já impactam o sistema imunológico, que é a defesa do nosso organismo, e também comprometem o sistema cardiovascular”, afirma Calil.

Como fortalecer o sistema respiratório

Algumas mudanças básicas ajudam a manter os pulmões saudáveis e reduzir o risco de complicações. Entre as principais atitudes devem estar a prática regular de atividades físicas, além de abster-se do tabagismo e evitar a exposição à poluição.

“Também é importante manter o esquema vacinal atualizado e sempre ter alimentação saudável, evitando quadros de desnutrição ou obesidade. Esses hábitos auxiliam na manutenção de uma boa saúde e consequentemente aumentam as chances de prognósticos respiratórios favoráveis”, ensina Gabrielle.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?