body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pipoca é janta? Nutricionistas explicam se alimento substitui refeição

Fonte de fibras, a pipoca pode ser combinada com outros itens e formar uma refeição completa. Veja orientações de nutricionistas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de tigela redonda com pipoca
1 de 1 Foto de tigela redonda com pipoca - Foto: Getty Images

Já jantou pipoca? Muita gente, especialmente quem mora sozinho e está com preguiça de cozinhar, acaba recorrendo ao milho estourado como refeição.

A pipoca, quando preparada de forma saudável, pode ser uma opção interessante para incluir na alimentação. “É um ótimo alimento. Ela é rica em fibras, o que traz muita saciedade, e ainda possui outros benefícios, como antioxidantes e polifenóis, que têm propriedades anti-inflamatórias e contribuem para a longevidade”, explica a nutricionista clínica Jhenevieve Cruvinel.

No entanto, as especialistas entrevistadas pelo Metrópoles, alertam que, apesar dos benefícios, a pipoca não deve substituir uma refeição completa, já que tem baixo teor de proteínas e alguns micronutrientes essenciais.

“Não é interessante usar a pipoca isoladamente para o jantar. Uma refeição completa precisa incluir carboidrato, proteína, gordura de boa qualidade e vegetais”, destaca a nutricionista Mariana Melendez, doutora em nutrição, que atua em Brasília.

Para quem gosta de consumir pipoca no jantar, a alternativa pode ser combiná-la com outras fontes nutricionais. “Eu sugiro incluir um suco ou uma vitamina proteica. Assim, o paciente teria benefícios da fibra da pipoca sem abrir mão de uma fonte de proteína”, orienta a nutricionista Carla Bispo, da clínica Metasense, em Brasília.


Benefícios da pipoca

  • A pipoca é rica em fibras, que auxilia na digestão e regula o colesterol.
  • Também é fonte de antioxidantes e polifenóis, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
  • Possui baixa densidade calórica quando feita sem excesso de gordura e sal pode ser aliada na dieta.
  • Contém vitaminas do complexo B essenciais para o metabolismo e produção de energia.
  • A pipoca também ajuda a reduzir a vontade de beliscar por prolongar a sensação de saciedade.

Existe algum risco em consumir a pipoca como refeição?

Embora a pipoca tenha benefícios nutricionais, usá-la como substituta de uma refeição completa pode trazer riscos para a saúde. O principal problema é a falta de equilíbrio entre os nutrientes essenciais.

“O risco é consumir carboidrato em excesso. Se a pessoa souber dosar, trocando, por exemplo, o arroz ou a batata pela pipoca no lanche da noite, pode ser uma troca interessante. Mas se a pipoca se tornar a única fonte da refeição, não há equilíbrio nutricional”, alerta Mariana.

Além da falta de proteínas, vitaminas e minerais, o consumo frequente do alimento no jantar pode causar outros impactos no organismo.

“O maior risco é a deficiência nutricional, elevando o consumo de carboidratos em detrimento de outros nutrientes essenciais. Isso pode gerar um efeito rebote, aumentando a fome em outros horários, além de contribuir para a perda de massa muscular e óssea a longo prazo”, explica a nutricionista Jhenevieve.

Como preparar uma pipoca saudável?

O modo de preparo influencia diretamente nos benefícios da pipoca. Embora seja uma boa fonte de fibras e carboidratos, o uso excessivo de gorduras pode torná-la uma opção menos saudável.

“Se for uma preparação rica em manteiga, que é uma gordura saturada, a pipoca se torna não saudável, podendo elevar o risco cardiovascular dependendo da frequência de consumo”, explica a nutricionista Mariana.

Para manter a pipoca nutritiva, a recomendação é prepará-la sem óleo ou manteiga. “A forma mais saudável é usar pipoqueiras elétricas que não precisam de gordura para estourar o milho. Outra opção interessante é fazer no micro-ondas, colocando a pipoca em um recipiente de vidro com um pouco de água, cobrindo com papel-filme e fazendo furinhos para liberar o vapor”, sugere a nutricionista.

Outra alternativa prática e sem gordura é preparar a pipoca dentro de um saco de papel no micro-ondas. “Basta colocar os grãos dentro de um saco de papel, dobrar bem a abertura e levar ao micro-ondas na opção ‘pipoca’, acompanhando o tempo para evitar queimar. Depois, é só transferir para um recipiente e, se quiser, adicionar um fio de azeite, sal e orégano para dar mais sabor, sem precisar de óleo ou manteiga”, ensina a nutricionista Carla.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?