OMS acompanha casos de hepatite sem causa clara em crianças na Europa
Pelo menos 77 pessoas já foram diagnosticadas, e os vírus responsáveis pela doença não estão presentes nos organismos dos pacientes
atualizado
Compartilhar notícia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou, nesta sexta (15/4), que está monitorando as crianças diagnosticadas com hepatite de causa desconhecida na Europa. Até o momento, 77 casos foram confirmados, seis pacientes precisaram de transplante de fígado. Nenhuma morte foi registrada.
Há crianças com a doença no Reino Unido e Espanha, e outros casos estão sob investigação na Irlanda. No Reino Unido, onde 74 pacientes foram diagnosticados, todos aram por testes laboratoriais e foi descartada a presença dos vírus que causam hepatite A, B, C, D e E.
Algumas das crianças britânicas estavam com Covid-19 ou adenovírus causadores da gripe na hora do diagnóstico, mas ainda não se sabe se há relação entre os vírus e a hepatite. Os pacientes estão ando por testes para definir as causas da doença.
A OMS acredita que, nos próximos dias, mais crianças devam ser diagnosticadas. Os principais sintomas apresentados pelos pacientes são icterícia (quando a pele e os olhos ficam amarelados), diarreia, vômito e dor abdominal.