Efluelda: conheça vacina quadrivalente contra gripe destinada a idosos
Imunizante fabricado pela Sanofi começa a ser comercializado no Brasil em abril. Público alvo são idosos a partir de 60 anos
atualizado
Compartilhar notícia

A farmacêutica Sanofi acaba de lançar no Brasil a primeira vacina quadrivalente de alta dose contra a gripe. O imunizante Efluelda é voltado para o público acima de 60 anos e oferece maior proteção contra as cepas da influenza A e B.
A gripe é uma doença que pode causar consequências graves e imprevisíveis. Estudos já mostraram que adultos com mais de 40 anos têm oito vezes mais chances de sofrer um derrame nos primeiros três dias após contrair a doença e 10 vezes mais de sofrer um ataque cardíaco. Adultos com diabetes são 75% mais propensos a ter um evento glicêmico anormal após arem por uma gripe.
De acordo com a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, as consequências da influenza podem ser ainda piores entre os idosos, pois a medida que envelhecemos, nosso sistema imune a por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.
“A infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune”, explica Rosana.
No Brasil, o envelhecimento da população está se acelerando. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, o número de idosos no país será o dobro do número de crianças. Atualmente, as infecções respiratórias são a quarta maior causa de mortalidade nesse grupo etário e a letalidade por gripe é a maior entre todas as faixas etárias.
A partir do mês de abril, a Efluenda estará disponível para a venda em clínicas privadas de vacinação.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.