body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mulher com doença ultrarrara faz tratamento para ter filhas saudáveis

Com risco de 50% de transmissão, britânica com ictiose em confete recorreu à fertilização com teste genético e teve duas filhas sem doença

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram/@georgina_burrough
Georgina Burrough ictiose doença rara (2)
1 de 1 Georgina Burrough ictiose doença rara (2) - Foto: Reprodução/Instagram/@georgina_burrough

A inglesa Georgina Burrough, que convive com uma das doenças genéticas mais raras do mundo, a ictiose em confete, conseguiu ter duas filhas sem a condição graças a uma fertilização in vitro acompanhada de um teste genético. Estima-se que apenas 50 pessoas no mundo têm a doença.

“’Não teria ado se minhas filhas a tivessem herdado”, afirmou ela em entrevista à BBC. A ictiose é uma doença inflamatória e hereditária que aumenta o risco de infecções e irritações na pele, além de aumentar o risco de câncer cutâneo.

Em alguns casos, o ressacamento é tão grande que chega a causar deformidades na pele. O tratamento envolve banhos com emolientes, cremes e esfoliantes, além de constante atenção à temperatura corporal, algo que afeta diretamente a qualidade de vida.

A ictiose em confete é caracterizada por vermelhidão, ressecamento extremo e descamação constante da pele. Burrough a até cinco horas diárias realizando cuidados de hidratação e limpeza específicos para amenizar os efeitos da doença.

Filhas nasceram sem a doença rara

Elsie, com cinco anos, e Annie, de sete meses, nasceram após o uso de um teste genético pré-implantacional (PGT). O método testa óvulos fertilizados in vitro para saber se no DNA dos embriões há doenças hereditárias específicas.

A ictose em confete tem um risco suposto de 50% de transmissão para os filhos. O serviço de PGT utilizado pela família foi oferecido pelo sistema público de saúde britânico. Annie foi o 50º bebê nascido depois do teste na unidade de Exeter.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?