Dieta vegana para massa muscular: veja as melhores fontes de proteína
Boas fontes de proteína vegetal são indispensáveis em qualquer dieta balanceada, não apenas para veganos e vegetarianos
atualizado
Compartilhar notícia

Boas fontes de proteína vegetal não são um achado apenas para quem adota uma alimentação vegana ou vegetariana. Mesmo no caso de quem consome carne todos os dias, uma dieta balanceada exige opções saudáveis além das de origem animal.
Uma boa dica é apostar no consumo de leguminosas, sementes comestíveis que se desenvolvem em vagens. Afinal, além de possuírem uma quantidade significativa de proteína, elas também são ricas em fibras e baixas em colesterol.
“Por isso, são importantes para regular o açúcar no sangue, prevenir certos tipos de câncer, ajudam a manter um peso saudável e contribuem para a saúde intestinal” explica a nutricionista Adriana Stavro. De acordo com a especialista, o ideal é consumir grãos variados ao menos três vezes por semana.
Nesse sentido, a profissional separou cinco bons exemplos de leguminosas que podem servir como fonte de proteína vegetal na alimentação. Confira:
Feijão
21 g de proteína vegetal a cada 100 g do alimento.
“A mistura clássica de feijão com arroz tem uma longa história e parecem feitos um para o outro. Juntos, eles formam uma proteína completa. Tanto o arroz integral quanto o branco são baixos no aminoácido essencial (AA) lisina, mas ricos no AA metionina. Os feijões são o oposto – ricos em lisina, mas pobres em metionina. A combinação dos dois permite obter o suficiente de cada um desses. Além disso, fornecem fibras, B-6, vitamina E, fósforo, cálcio, ferro, magnésio e potássio”, revela Adriana.
Grão-de-bico
19 g de proteína vegetal a cada 100 g do alimento.
“O grão-de-bico possui proteínas, fibras, vitaminas e pode aparecer como substituto da carne em diferentes receitas, como estrogonofe. Ele também fornece triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio da felicidade)”, explica a nutricionista.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!