Dieta pode diminuir risco de diabetes em pessoas com pré-disposição
Levantamento da Universidade de Harvard mostra que alimentação rica em frutas, legumes e vegetais pode evitar desenvolvimento da doença
atualizado
Compartilhar notícia

Segundo pesquisa publicada na revista científica PLoS Medicine na terça-feira (26/4), pessoas com predisposição genética à diabetes podem evitar a doença com uma dieta adequada.
O estudo é o maior já feito para avaliação da combinação de fatores genéticos e ambientais para a diabetes, e foi realizado por cientistas das universidades de Harvard, nos EUA, Lund, na Suécia, e Marítima de Dalian, na China. Cerca de 35 mil adultos participaram do levantamento. Uma das maiores limitações do estudo é que os participantes são, em sua maioria, brancos.
Segundo os pesquisadores, uma dieta com grande quantidade de açúcar e gordura aumenta o risco de diabetes tipo 2 em até 119%. Em pessoas com risco genético para ter a doença, um regime equilibrado, rico em frutas, legumes e vegetais crus e pobre em ultraprocessados, consegue diminuir até 30% a chance de desenvolver a condição.
Foram mapeados todos os genes que estão relacionados ao risco de ter diabetes e a dieta foi avaliada a partir do índice de alimentação saudável alternada — a famosa pirâmide alimentar. Os participantes foram divididos em pessoas com baixa frequência de variantes associadas ao desenvolvimento da doença, intermediário e alto.
De acordo com o estudo, os indivíduos com baixo risco genético e que têm uma alimentação rica em açúcares e gorduras têm 31% mais chance de ter diabetes. A porcentagem aumenta para 53% no grupo dos intermediários e 119% nos de risco elevado.