Precisa emagrecer? 5 dicas para facilitar a vida de quem está de dieta
Nutricionista Bruno Rua dá dicas para facilitar a logística de quem está fazendo dieta ou deseja ter uma alimentação mais saudável
atualizado
Compartilhar notícia

Seguir uma dieta ou manter hábitos saudáveis exige disposição, planejamento e disciplina.
Nem sempre a pessoa está com vontade de preparar a própria comida ou tem à mão os ingredientes certos para uma refeição balanceada. E, quando essas situações acontecem, é grande o risco de pedir algo hipercalórico no delivery.
O nutricionista Bruno Rua, de Brasília, explica que, diante de escorregões assim, é necessário se desculpar e se preparar para que não sejam repetidos.
“Nosso corpo é resultado de nossos hábitos. Uma refeição ou um alimento, isoladamente, não farão você engordar ou emagrecer. Mas, quando a exceção se torna regra, você se afasta de seus objetivos e a dieta não funciona”, aponta.
Bruno sugere algumas dicas para facilitar a logística de quem está de dieta. Seguindo-as, você vai se acostumar cada vez mais a manter uma rotina saudável.
Veja abaixo 5 dicas que simplificam a vida de quem está de dieta:
1) Troque o arroz pela versão vegetal
Você já ouviu falar no arroz de couve-flor ou no macarrão de abobrinha? Substituir os carboidratos tradicionais por vegetais é um jeito simples e saboroso de diminuir as calorias das refeições.
Para preparar o arroz de couve-flor, basta ar os ramos em um multiprocessador e, em seguida, cozinhá-los de maneira semelhante a que se faz com grãos de arroz. Para o macarrão de abobrinha, é necessário ralar o legume em tirinhas e, depois, refogar.
2) Comece a congelar legumes prontos
Conseguir montar um cardápio saudável ou seguir um plano alimentar sempre é um desafio por conta dos suprimentos. Uma dica para cumprir a dieta com alimentos de qualidade consiste em manter legumes pré-cozidos no refrigerador. Eles estarão à mão quando opções in natura faltarem na gaveta da geladeira.
3) Use queijo cottage como ingrediente
O queijo cottage é um dos melhores latícinios para dietas alimentares, isso porque ele tem poucas calorias e muitas proteínas. O sabor neutro do cottage faz com que ele funcione bem em pastas, saladas e sopas. Também pode ser usado em sobremesas.

4) Iogurte pode substituir creme de leite
Os iogurtes grego e natural podem ser usados em receitas de molhos ou pastas que tenham o creme de leite como ingrediente original. Além de diminuir as calorias e a gordura na receita, a troca aumenta o valor proteíco do alimento.
5) Asse o seu almoço ou jantar
Arriscar-se em preparos diferentes é uma das partes mais interessantes de estar de dieta. Uma dica gostosa e prática é assar o seu jantar – carne e legumes – em uma única forma. Além de práticos – pois sujam uma única forma -, os assados utilizam menos óleo do que as outras formas de preparo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!