Diabetes pode impactar também a saúde bucal; entenda a relação
Especialista explica como manter a higiene bucal é importante para auxiliar no controle glicêmico em pacientes diabéticos
atualizado
Compartilhar notícia

O Dia Mundial do Diabetes se celebra em 14 de novembro. Um dos objetivos da data é alertar para a relevância dos cuidados com a saúde bucal. Dessa forma, é possível conscientizar os mais de 13 milhões de brasileiros que vivem com a doença acerca do zelo com os dentes e sua conexão com outras áreas importantes do corpo.
A cirurgiã-dentista Ianara Pinho, de Brasília, explica que as altas taxas de glicose no sangue dos diabéticos não-controlados é um facilitador de inflamações na gengiva e em tecidos que sustentam os dentes.
Essa condição acaba por tornar o controle do açúcar no sangue ainda mais difícil. “Pacientes diabéticos precisam de atenção redobrada com a saúde bucal, pois problemas periodontais podem complicar a condição”, comenta a especialista.
O diabetes também pode desencadear uma série de sintomas que afetam o organismo no geral, incluindo a boca. Entre os sinais bucais mais comuns estão gengivite grave, doença periodontal avançada, candidíase oral frequente e boca seca. Esses problemas indicam o impacto do diabetes, podendo inclusive ser os primeiros sinais da manifestação da doença.
Impactos da diabetes na saúde bucal
Ademais, o diabetes pode causar sintomas que, quando combinados a fatores de risco como histórico familiar ou obesidade, podem ser indícios da condição. Confira os principais abaixo.
- Feridas bucais que demoram a cicatrizar;
- Alterações na saliva;
- Aftas recorrentes;
- Sangramentos na gengiva; e
- Hálito cetônico.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!