Descubra segredos de hotéis de luxo para melhorar sono de hóspedes
Ambiente é tudo, e algumas ações podem ser reproduzidas na sua casa para aumentar a qualidade do seu descanso
atualizado
Compartilhar notícia

A ambientação do quarto é um dos fatores mais importantes para garantir uma noite reparadora de sono. Por isso, muita gente se sente renovada depois de dormir em um quarto de hotel — a combinação do espaço limpo, sem muitos enfeites e lençóis de boa qualidade pode ajudar a adormecer com maior facilidade.
Outra ação importante, que é realizada em alguns hotéis e pode ser reproduzida em casa, é preparar o quarto para dormir. Os camareiros soltam os lençóis do fundo da cama, sacodem o edredom, afofam os travesseiros, tiram o excesso de objetos das mesas de cabeceira e abaixam as luzes, deixando apenas um abajur ligado.
Esse processo é capaz de diminuir a temperatura dos lençóis, uma condição importante para o sono. Vários estudos já mostraram que um ambiente mais fresco estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono, e melhora a qualidade do descanso. Já as luzes e a falta de objetos extras garante um espaço confortável, que descansa a cabeça.
A ideia é que esse processo seja feito horas antes de ir dormir — antes de jantar, até –, e o quarto esteja pronto para a noite quando a pessoa for deitar. Não há uma lista de ações única, já que o conforto na hora do sono é bastante pessoal.
“Algumas pessoas podem precisar de menos travesseiros para dormir, outras gostam de mais almofadas para descansar os braços, ou colocar entre as pernas. Vai pela preferência”, diz o médico Giuseppe Aragona, em entrevista ao site Livingetc.
Não consegue dormir? Veja 10 dicas para melhorar a qualidade do sono