Dengue: governo faz alerta contra automedicação e tratamentos caseiros
Ministério da Saúde alerta para os riscos de tratamentos caseiros sem comprovação científica que podem até levar à piora do quadro
atualizado
Compartilhar notícia

O Ministério da Saúde fez um alerta nesta terça-feira (26/3) contra os tratamentos caseiros e a automedicação em pacientes com dengue. A pasta destacou que as condutas podem piorar os quadros de pessoas com a doença, aumentando inclusive o risco de morte.
Alguns remédios, especialmente os anti-inflamatórios como a aspirina, o ibuprofeno e a nimesulida, aumentam o risco de sangramentos. As hemorragias são o principal indicativo de quadros graves da dengue, que aumentam em dezenas de vezes a chance de óbito pela doença.
Alerta contra tratamentos caseiros
O Ministério da Saúde também destaca que não existem remédios caseiros comprovados cientificamente para ajudar no caso de infecção por dengue.
“Não existem soluções mágicas para curar a dengue, mas ainda é comum a ingestão de sucos e chás feitos a partir de frutas ou de plantas como boldo, inhame, cana-de-açúcar e limão como um atenuante contra os sintomas da doença. Contudo, não há evidências científicas que respaldam a eficácia desses métodos.”, afirma o texto.
O risco destes tratamentos é que eles podem atrasar a decisão de buscar atenção médica, o que pode aumentar as chances de um quadro grave.
A única receita apontada pela pasta como parte do tratamento é a de soro caseiro (1 colher de café de sal e 2 colheres de sopa de açúcar para cada litro de água), que ajuda a combater a desidratação provocada pela dengue.
Como tratar a dengue adequadamente?
O tratamento da dengue em casos leves é feito em casa, com constante hidratação e repouso, além de monitoração de eventuais pioras dos sintomas que possam indicar um quadro de dengue grave.
Para tratar os sintomas, existem alguns remédios que são permitidos pelos especialistas, especialmente a dipirona, mas ela deve ser usada na quantidade indicada pelo médico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!