Covid: FDA aprova uso de vacinas mais atualizadas da Pfizer e Moderna
Vacinas aprovadas pela agência norteamericana induziram melhor resposta de anticorpos neutralizantes contra novas linhagens do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia

A Food and Drug istration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, autorizou, nesta segunda-feira (11/9), a aprovação de vacinas mais atualizadas contra a Covid-19. As novas versões dos imunizantes da Pfizer e da Moderna demonstraram maior eficácia contra as linhagens da variante Ômicron em circulação.
A aprovação do FDA ocorre após o aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos, onde a circulação da sublinhagem EG.5, também conhecida como Eris, já é dominante.
As vacinas das farmacêuticas foram adaptadas, paralelamente, para conferir maior proteção contra a sublinhagem XBB.1.5. Eles receberam a aprovação de uso em pessoas com 12 anos ou mais, e autorização para uso emergencial em crianças de 6 meses a 11 anos de idade.
Vacina da Pfizer
Dados de estudos pré-clínicos da Pfizer mostram que a vacina atualizada gera melhor resposta de anticorpos neutralizantes contra múltiplas sublinhagens circulantes relacionadas à Ômicron, incluindo XBB.1.5, BA.2.86 (Pirola) e EG.5.1.
“Esta decisão surge num momento em que os casos de Covid-19 estão aumentando novamente. Agora, a maioria das pessoas com 6 meses ou mais nos EUA são elegíveis para receber a vacina contra a Covid-19 desta temporada, mesmo que nunca tenham sido vacinadas contra a Covid-19 antes”, afirma o presidente e CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado.
Vacina da Moderna
Dados clínicos de pesquisas feitas pela Moderna mostram respostas imunológicas robustas após a vacinação contra as múltiplas variantes circulantes, incluindo EG.5, FL.1.5.1 e BA.2.86.
Os imunizantes devem estar disponíveis para a população dos Estados Unidos nos próximos dias, informaram as empresas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.