Covid-19: criança morre em SP com quadro de síndrome inflamatória rara
Os sintomas do paciente foram semelhantes aos da doença de Kawasaki, que provoca problemas graves no sistema cardíaco
atualizado
Compartilhar notícia
Uma criança de 12 anos morreu em São Paulo após ter o diagnóstico de Covid-19 confirmado. Um fato que chamou a atenção dos médicos é que ela apresentou sintomas da síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória rara que afeta o coração.
O paciente teve um problema cardíaco grave, com quadro de choque e processo inflamatório intenso, o que se encaixa nas características da síndrome. Outros sintomas da doença são dor abdominal e diarreia. “Essa criança tinha 12 anos e teve um quadro inicial respiratório, que evoluiu de forma dramática”, afirmou o cardiologista pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein, Gustavo Foronda, ao jornal Estadão.
A síndrome de Kawasaki também foi relatada no quadro de outras crianças com Covid-19 nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Pesquisadores estão investigando se ela pode ser causada pelo ataque multissistêmico feito pelo coronavírus ao corpo humano.
Na semana ada, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido emitiu um alerta aos pediatras informando sobre um aparente aumento no número de crianças com Covid-19 que desenvolvem sintomas da síndrome de Kawasaki.