body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tratado como anfitrião, Nunes vai discursar em ato bolsonarista em SP

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) participará novamente de um ato com Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, mas dessa vez, deve discursar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Ribeiro/Metrópoles
Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de meia idade, cabelo e barba pretos, vestindo camiseta da seleção de futebol, Eduardo Bolsonaro, homem branco, careca e barbudo, vestindo camiseta preta, e coronel Mello Araújo, homem branco de cabelo castanho escuro, vestindo camiseta verde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Ricardo Nunes, homem branco, de meia idade, cabelo e barba pretos, vestindo camiseta da seleção de futebol, Eduardo Bolsonaro, homem branco, careca e barbudo, vestindo camiseta preta, e coronel Mello Araújo, homem branco de cabelo castanho escuro, vestindo camiseta verde - Metrópoles - Foto: Bruno Ribeiro/Metrópoles

São Paulo – Pela primeira vez, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), deve discursar em um ato bolsonarista, na manifestação pela anistia aos condenados pelos atentados do 8 de Janeiro em Brasília, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo (6/4), na Avenida Paulista.

A participação do prefeito paulistano em manifestações bolsonaristas em São Paulo não é inédita, mas ele nunca havia usado o microfone para falar com os manifestantes. Ao Metrópoles, o prefeito disse que não tinha a pretensão de fazer uma fala, mas não deve recusar o convite dos organizadores.

Em 25 de fevereiro de 2024, após uma discussão entre integrantes da pré-campanha de Nunes se ele deveria participar do ato bolsonarista ou não, o prefeito decidiu marcar presença na Paulista. O mesmo ocorreu no 7 de setembro do ano ado, quando o então candidato à reeleição fez uma aparição rápida, subiu no carro de som, tirou foto com o deputado Eduardo Bolsonaro, mas não fez o uso da palavra – o que levou o seu principal adversário nas eleições municipais, Guilherme Boulos (PSol), o apelidar de “bolsonarista envergonhado”.

Agora, segundo o pastor Silas Malafaia, figura central na organização do evento, Nunes não irá como candidato, mas como “anfitrião”, e por isso, irá discursar.

“Na outra manifestação, ele era candidato e não podia falar. Agora, ele é o prefeito da cidade. O cara é o anfitrião, que dá a licença, bota a guarda municipal e tudo. Então, ele vai ter lá os 3 minutinhos dele”, explicou Malafaia ao Metrópoles. Ao ser questionado pela reportagem o prefeito se disse surpresa com a inclusão do seu nome na lista.

“Não estou sabendo. Não tinha essa pretensão, era só estar lá apoiando o que entendo ser um ato humanitário devido às penas altíssimas [impostas aos condenados pelos atos contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023].

Pela programação, Nunes será o sexto a discursar na Paulista, após o senador Rogério Marinho (PL-RN) e antes da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF), que tem sido uma das principais agitadoras do evento após faltar ao ato em Copacabana no mês ado.

De apoio tímido a proximidade

Durante a campanha eleitoral do ano ado, Bolsonaro teve uma postura errática em relação ao apoio a Ricardo Nunes. Em parte, o prefeito de São Paulo tentou criar uma imagem ao centro com temor de perder votos na capital paulista, onde Lula derrotou o ex-presidente nas eleições em 2022. A estratégia, inclusive, foi desenvolvida por Duda Lima, o mesmo marqueteiro responsável pelas duas últimas campanhas de Bolsonaro.

Foi justamente no último ato da avenida Paulista, em setembro do ano ado, que os discursos começaram a ficar mais alinhados. Na véspera da manifestação, Bolsonaro disse que iria “entrar de cabeça” nas eleições paulistanas e disse que ainda não tinha se engajado na campanha porque “havia uma dúvida” se ele “poderia atrapalhar” a reeleição do emedebista.

Apesar do apoio tímido, foi Bolsonaro quem indicou o atual vice-prefeito, o coronel Mello Araújo (PL). Mas recentemente, o ex-presidente e Nunes se encontraram em almoços, quando o ex-presidente visitou a capital paulista. De olho nos eleitores bolsonaristas em 2026, para uma possível candidatura a governador, Nunes “bolsonarizou” mais seu discurso neste segundo mandato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?