body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Tarcísio extinguiu 12 mil cargos da Polícia Penal de SP, diz sindicato

Atualmente a proporção entre detentos e agentes em SP é o dobro do recomendado. Sindicato diz enfrentar “maior déficit da história”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
penitenciaria sp
1 de 1 penitenciaria sp - Foto: Reprodução

São Paulo — O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de São Paulo (Sinppenal) alega que o governo de São Paulo, chefiado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), extinguiu mais de 12 mil cargos da Polícia Penal, em meio ao “maior déficit funcional de sua história”.

Segundo a entidade, em abril deste ano, a gestão estadual reportou no Diário Oficial a existência de 26.057 cargos relacionados à segurança penitenciária. Um ano antes, em abril de 2024, o estado havia reportado a existência de 38.083 cargos na área.

Ainda de acordo com as contas apresentadas pelo sindicato, a medida eliminou 2.633 cargos de agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) e 9.393 de agentes de segurança penitenciária (ASP), em comparação com o efetivo da Secretaria da istração Penitenciária (SAP).

A entidade diz que o quadro de 2024 previa 28.254 cargos para segurança interna e 9.829 para externa, totalizando os 38.083 policiais. No entanto, 26.053 cargos estavam efetivamente ocupados no início de 2025 – 7.195 na segurança externa e 18.858 na interna.

“O governador, em vez de abrir concursos para preencher as vagas existentes, optou por simplesmente eliminá-las do papel. É como apagar a febre quebrando o termômetro”, afirmou o presidente do Sinppenal, Fabio Jabá.


Proporção abaixo do recomendado

  • Segundo o sindicato, a média da proporção entre presos e agentes chega a quase 11 detentos por funcionário penal, mais do que o dobro do recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNP) — e também por órgãos internacionais — de cinco detentos por policial penal.
  • A Penitenciária II de Itapetininga, no interior de São Paulo, apresenta a maior proporção entre presos e agentes do estado, com 25,97 detentos por funcionários.
  • Além do presídio de Itapetininga, outras cinco penitenciárias no território paulista superam os 20 detentos por agente: Penitenciária I de Avaré com 20,73 presos por agente; Centro de Detenção Provisória de Lavínia com 21,01 presos por agente; Penitenciária de Marabá Paulista com 21,02 presos por agente; Centro de Detenção Provisória de Aguaí 22,85 e a Penitenciária Masculina de Capela do Alto com 23,90.

O sindicato também revela que a situação na segurança externa e na escolta também são consideradas “graves”. Segundo o Sinppenal, uma escolta mobiliza um efetivo mínimo de 2.300 homens, restando apenas 4.896 servidores para fazer a segurança das 182 unidades, “ou seja, pouco mais de seis policiais por turno em cada unidade”.

A Secretaria da istração Penitenciária (SAP) disse, em nota, que não houve extinção de cargos. Segundo a pasta, os dados apresentados pela entidade sindical referem-se a cargos vagos resultantes da transformação das carreiras de Agente de Segurança Penitenciária e de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária para a carreira de Policial Penal.

A SAP afirma que trabalha para publicar concurso para a contratação de 1.100 novas vagas de policiais penais. A Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que, assim que publicada, serão adotadas as providências para abertura do concurso para contratação de novos servidores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?