body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Policial perde cargo 8 anos após ser preso por extorquir comerciantes

Ex-Policial Civil, Paulo Sérgio de Melo foi condenado por pedir propina de comerciantes que vendiam cigarros contrabandeados, em 2016

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SSP
Imagem mostra viatura da Polícia Civil com o braço de um policial na janela - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra viatura da Polícia Civil com o braço de um policial na janela - Metrópoles - Foto: Divulgação/SSP

São Paulo — Oito anos após ter sido preso em flagrante por extorquir comerciantes em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, o policial civil Paulo Sérgio de Melo foi demitido de seu cargo na  Polícia Civil.

O afastamento foi decretado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (13/12).

Em 2016, Paulo Sérgio, à época com 47 anos, e outros dois policiais civis, Cristóvão Bolanho Faria e Flávio Augusto de Souza Batista, foram detidos em por policiais militares sob a denúncia de terem exigido o pagamento de propina para comerciantes que vendiam cigarros contrabandeados.

O crime aconteceu durante uma operação policial, quando os agentes teriam pedido a três pessoas o pagamento de um salário mínimo para que elas não fossem levadas à delegacia. Uma das vítimas acionou a Polícia Militar que decretou a prisão em flagrante.

Após serem soltos com pagamento de fiança, os agentes foram investigados e condenados a pena de três anos, sete meses e dezesseis dias de reclusão — cumprida no regime prisional semiaberto. Nesse período, contudo, eles continuaram na polícia e foram remunerados.

Paulo negava a ilegalidade da cobrança, alegando que o dinheiro solicitado se tratava do valor da fiança, prolongando o processo nos anos seguintes.

Em 2023, seus colegas (Cristóvão e Flávio) entraram com um recurso alegando que houve perseguição pela PM contra os policiais civis. Essa versão, contudo, não foi acatada pela Justiça e o último recurso foi julgado desfavorável aos réus em fevereiro de 2024.

Em paralelo ao processo criminal, os três policiais se tornaram de um processo istrativo para definir o futuro na corporação, mas Paulo Sérgio foi suspenso em 2020, com a condição de ser retomado somente após o trânsito em julgado. A retomada só aconteceria este ano.

Após o decreto do governador, Paulo Sérgio foi afastado de seu cargo, mas Cristóvão e Flávio Augusto ainda fazem parte da Polícia. O Metrópoles tentou contato com a defesa dos policiais, mas não obteve o retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?