SP vê explodir pedidos de ajuste em semáforos em meio à modernização
Pedidos de ajuste em tempo de semáforos cresce 33% no último trimestre de 2024, um ano após início da modernização dos equipamentos em SP
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — O número de pedidos para ajuste nos tempos dos semáforos de São Paulo cresceu 33% no último trimestre de 2024, em comparação com igual período do ano anterior. A explosão no número de solicitações para adequar abertura e fechamento ocorre um ano após o anúncio da instalação de semáforos inteligentes na capital paulista.
A prefeitura deu início à instalação desse tipo de semáforo em agosto de 2023. A previsão era de que mais de 2.500 equipamentos receberiam a melhoria ao longo de três anos, a maioria absoluta no chamado minianel viário, na região central de São Paulo.
Os semáforos inteligentes, como descritos pela istração municipal, previam a abertura e o fechamento de acordo com o fluxo de veículos. Ou seja, liberariam mais tempo em verde para a via com maior maior número de carros.
A medida serviria para diminuir os congestionamentos — quando um veículo precisa de mais de um sinal verde para conseguir atravessar. Segundo especialistas, apesar da iniciativa, não há solução quando a cidade como um todo está travada no horário de pico.
Vejas as 10 vias com mais pedidos de ajuste em tempo de semáforo:
- Rua Doutor Nicolau de Sousa Queirós – 31
- Rua Vergueiro – 29
- Avenida Francisco Matarazzo – 24
- Avenida Paes de Barros – 23
- Rua Domingos de Morais – 15
- Rua Treze de Maio – 15
- Avenida Marquês de São Vicente – 14
- Avenida Nossa Senhora do Sabará – 14
- Avenida Brigadeiro Faria Lima – 13
- Rua Gomes de Carvalho – 13
ado pouco mais de um ano do início da instalação de semáforos inteligentes, os pedidos feitos pelos cidadãos para ajustes no tempo dos semáforos aumentaram via 156. Isso se deu, principalmente, no segundo semestre de 2024, na comparação com igual período do ano anterior.
Entre julho e dezembro de 2023, foram 1.248. Em igual período do ano ado, 1.498, um crescimento de 20%. O aumento foi ainda mais significativo no período de outubro a dezembro (quarto trimestre), quando ou de 630 para 842 (33%).
Segundo a própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a maioria das solicitações relacionadas a tempo semafórico diz respeito a semáforos de travessia de pedestres e que todas as queixas resultam em vistorias.
O que diz a Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), diz que a modernização do Parque Semafórico começou em janeiro de 2023 e tem como meta a implantação dos novos semáforos em 2.586 cruzamentos na cidade.
“Até agora, 828 já foram modernizados. Para avaliar o impacto da nova tecnologia na mobilidade e mensurar melhorias nas lentidões e esperas, é necessária uma maior cobertura de equipamentos e integração das subáreas”, diz, em nota.
Segundo a prefeitura, das 10 avenidas mencionadas na reportagem, quatro aguardam semáforos modernizados (Rua Doutor Nicolau de Souza Queirós, Avenida Nossa Senhora do Sabará, Rua Treze de Maio e Rua Gomes de Carvalho). Já a Rua Vergueiro teve parte de seus semáforos modernizados, mantendo trechos no sistema tradicional.
“Se necessário, a manutenção é acionada. Entre 2021 e 2024, 32 vias (aproximadamente 500 cruzamentos) tiveram os tempos de travessia para pedestres ampliados em média de 20%”, diz, em nota.