body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Só quem ama de verdade”, diz Tarcísio sobre lealdade a Bolsonaro

Em entrevista a podcast, governador Tarcísio de Freitas contextualizou declaração sobre urnas eletrônicas e reforçou apoio ao ex-presidente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Captura de tela do programa Inteligência LTDA, com participação do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). - Metrópoles
1 de 1 Captura de tela do programa Inteligência LTDA, com participação do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., nesta segunda (24/3), o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reforçou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois foram convidados para participar do programa juntos para falarem sobre as denúncias da PGR contra Bolsonaro e o futuro deles para 2026.

Questionado se a fala recente sobre a confiança que tem nas urnas eletrônicas causou rusgas na relação com o ex-presidente, Tarcísio afirmou que “só quem ama de verdade” pode falar o que pensa a um aliado.

“As pessoas que gostam de verdade, que amam de verdade, que se preocupam de verdade, que não são os oportunistas, falam aquilo o que a pessoa não quer ouvir. Eu falo com o presidente assim. A gente quer o melhor e eu sei o propósito dele. Quando me perguntaram se eu seria testemunha de defesa dele, eu disse que sim. Óbvio que sim.”

Na última quinta (20/3), o governador de SP elogiou o sistema eleitoral brasileiro e agradeceu à Justiça Eleitoral pela rapidez com que os dados são contabilizados durante as eleições, dizendo que o Brasil é “referência” para os outros países. A declaração teria irritado aliados do ex-presidente, que questionam o resultado das eleições de 2022 – no pleito, Bolsonaro saiu derrotado para o presidente Lula (PT).

Ao justificar a declaração nesta segunda, Tarcísio afirmou que se referiu somente à Justiça Eleitoral, que tem apresentado “resultados interessantes”, disse o governador.

Em resposta, o ex-presidente afirmou que tem “confiança total” no governador de SP. “Tenho uma tranquilidade absoluta de defender o Bolsonaro”, reagiu Tarcísio.

Eleições 2026

O governador afirmou que os dois vão, juntos, pensar em 2026. “Não é justo tirar o Bolsonaro da disputa”, disse.

Segundo ele, não há dúvidas de que Bolsonaro conquiste o próximo pleito, levando votos até mesmo de eleitores de Lula, que estariam “desencantados”.

“Não tem agem de bastão nenhuma”, disse Tarcísio afastando a hipótese de ser candidato à presidência em 2026. “Eu vou ser candidato à reeleição em São Paulo.”

Tarcísio esteve em manifestação pró-Bolsonaro no Rio

Em 16 de março, o governador de SP esteve no Rio de Janeiro para a manifestação pró-Bolsonaro que ocorreu em Copacabana. Tarcísio ficou no mesmo hotel que o ex-presidente e usou um helicóptero da Polícia Militar (PM) para realizar a viagem.

Na manifestação, Tarcísio questionou: “Qual a razão de afastar Jair Bolsonaro das urnas?”. “É medo de perder a eleição, e eles sabem que vão perder?.”

“Num país onde todo dia vemos traficante na rua, onde os caras que assaltaram a Petrobras voltaram à cena política. Está certo isso?”, declarou o governador, emendando: “Parece haver Justiça nisso?”.

STF decidirá se Bolsonaro é réu

A entrevista ao Inteligência Ltda. ocorre na véspera do julgamento do STF que decide se Bolsonaro será réu no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado.

Até a próxima quarta-feira (26/3), os ministros da Primeira Turma da Corte se debruçarão sobre a denúncia apresentada pela PGR em um julgamento que pode tornar Bolsonaro e mais sete aliados réus por uma suposta trama golpista para anular as eleições de 2022.

Os crimes imputados ao ex-presidente e aos outros denunciados são:

  1. organização criminosa armada;
  2. tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
    golpe de Estado;
  3. dano contra o patrimônio da União; e
  4. deterioração de patrimônio tombado.

Após ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, liberar o processo e solicitar sua inclusão em pauta para julgamento presencial, o ministro Cristiano Zanin designou três sessões para a apreciação da denúncia contra o chamado Núcleo 1 de acusados. Duas nesta terça, às 9h30 e às 14h, e a terceira nesta quarta, às 9h30.

O chamado Núcleo 1 do processo sobre a trama golpista inclui:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
  • Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Na Primeira Turma, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino vão analisar se aceitam ou não as acusações contra o Núcleo 1, é considerado como “central” da possível organização criminosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?