Seu Carlão do Peruche, “pai do Carnaval” paulistano, morre aos 94 anos
A causa da morte de Seu Carlão não foi divulgada. Ele será homenageado pela escola em desfile no próximo sábado (22/2) no Anhembi
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Carlos Alberto Caetano, conhecido como Seu Carlão, fundador da escola de samba Unidos do Peruche e considerado um dos pais do Carnaval em São Paulo, morreu aos 94 anos na manhã desta segunda-feira (17/2).
A informação foi confirmada pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Carlos Alberto Caetano, carinhosamente conhecido como Seo Carlão do Peruche, ocorrido hoje, 17 de fevereiro de 2025. Ao longo de sua vida, Seu Carlão dedicou-se intensamente à promoção e preservação da cultura do samba. Participou ativamente da transição dos desfiles carnavalescos para o Sambódromo do Anhembi e sempre defendeu a valorização das raízes e tradições do samba, mesmo diante das transformações e desafios enfrentados pelo carnaval ao longo dos anos”.
Além de fundar a Unidos do Peruche, em 1956, Seu Carlão assinou mais de 300 músicas ao longo de sua carreira.
Em nota, a Unidos do Peruche afirmou que a morte de Seo Carlão deixa “um vazio imensurável nos corações de todos que se deixaram contagiar pela sua paixão, pela sua arte e pelo seu inabalável amor ao samba”.
Seu Carlão, nascido em Pirapora do Bom Jesus, no interior paulista, morreu dias antes de ser homenageado na avenida pela escola que ajudou a fundar. O samba enredo da Unidos do Peruche – Axé Griô! Carlão do Peruche – prestava tributo a ele. A letra da canção evoca a história de luta, resistência e amor pelo Carnaval.
“Carlão não foi apenas um ícone; foi um verdadeiro mestre, cuja dedicação e entrega transformaram o mundo do samba e inspiraram gerações de perucheanos e amantes da nossa cultura”, disse a escola. Em homenagem à sua vida e à sua contribuição inestimável, o enredo “Axé Grio! Carlão do Peruche, o Cardeal Preto do Samba”, que apresentaremos daqui cinco dias, reafirmando o compromisso de manter viva a memória e o espírito deste grande sambista”, completa o texto da agremiação.
Ver esta publicação no Instagram
Quem era Seu Carlão
Filho de pais religiosos, acompanhava a família às romarias e festas da igreja, foi nesse cenário que conheceu o Jongo, ritmo africano que inclui dança de roda, batuque e canto e é considerado a raiz do samba.
A causa da morte de Seu Carlão não foi divulgada. O desfile em homenagem a ele será realizado no Sambódromo do Anhembi no próximo sábado (22/2). A Unidos do Peruche será a terceira escola a desfilar pelo Grupo de o 2.