Relíquia do padroeiro da internet, Carlo Acutis, chega a igreja de SP
A relíquia ex corpore do beato Carlo Acutis está em peregrinação na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Ele será canonizado no dia 27 de abril
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — A Arquidiocese de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, vai receber, a partir desta quinta-feira (8/4) uma relíquia ex corpore (fragmento do corpo) de Carlo Acutis, que ficou conhecido como o padroeiro da internet. A igreja planejou uma programação (confira abaixo) que vai até quinta-feira (10/4) em homenagem ao beato.
A relíquia de primeiro grau está prevista para chegar no Aeroporto Leite Lopes às 18h. Em seguida, haverá uma carreata até a Paróquia Santa Ângela. Ás 19h30, será rezada uma missa presidida pelo Padre Fábio Vieira, custódio da relíquia, e, até às 22h, será possível venerar o item.
A quarta-feira (9/4) será marcada por orações em homenagem à Carlo Acutis. E, no último dia de evento, a relíquia será levada aos seminaristas no Cearp, à Comunidade Divina Misericórdia e à área de oncologia do HC Criança. A missa de despedida acontece às 18h30 na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.
Colégios Católicos, Setor Juventude, Movimentos, Associação Privada Internacional de Fiéis (Comunidade Shalom e Comunidade Missionária Divina Misericórdia), Centro Arquidiocesano de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Cearp), Hospital (HC Criança) e a Catedral Metropolitana de São Sebastião fazem parte da programação do evento. O Padre Francisco Fábio da Costa Vieira, diretor espiritual do movimento DCA (Devotos de Carlo Acutis) no Brasil, acompanhará a visita.
Confira a programação completa:
8 de abril
- 18h: chegada; recepção no Aeroporto Leite Lopes e carreata até a Paróquia Santa Ângela;
- 19h30: missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo Padre Fábio Vieira;
- Momento de veneração à relíquia até às 22h.
9 de abril
- 7h: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva;
- 10h: visita ao Colégio Auxiliadora;
- 14h vigília eucarística com a presença da relíquia, na Paróquia Santa Ângela;
- 15h: terço da misericórdia conduzido por Thiago Dutra (Exército da Rainha);
- 17h: vigília conduzida pela Comunidade Chalom;
- 18h30: terço das mães que oram pelos filhos;
- 19h30: santa missa na Paróquia Santa Ângela, presidida pelo padre Fabio Vieira e bênção com a relíquia do beato Carlo Acutis;
- após a missa, noite de louvor com o Setor Juventude da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
10 de abril
- 8h30: encontro da relíquia com os seminaristas no Cearp;
- 9h30: ida a Batatais (SP) para visitar a Comunidade Divina Misericórdia (diácono Francisco);
- 14h: visita ao HC Criança (quarto andar – oncologia);
- 18h30: missa na Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto e despedida.
Quem foi Carlo Acutis
Nascido em 3 de maio de 1991, em Londres, Carlo faleceu por causa de uma leucemia fulminante em 12 de outubro de 2006, quando tinha 15 anos. Seus talentos e iração pela tecnologia o levaram a criar um site de catalogação de milagres eucarísticos ao redor do mundo.
O Papa Francisco o declarou como venerável em 5 de julho de 2008. Ele foi beatificado em 10 de outubro de 2020, em Assis. O papa anunciou que vai canonizar o padroeiro da internet no dia 27 de abril deste ano.