body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PRF e PF vão se reunir após crise por suspensão de parcerias

Retirada de agentes da PRF de órgãos investigativos foi alvo de críticas do Ministério Público

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PRF/Divulgação
Apreensão da PRF de 58kg de cocaína
1 de 1 Apreensão da PRF de 58kg de cocaína - Foto: PRF/Divulgação

São Paulo – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) emitiram na sexta-feira (28) uma nota conjunta após uma série de críticas causadas pela suspensão de todos os acordos para que agentes rodoviários possam atuar em investigações relacionadas a outros órgãos. Os órgãos anunciaram que vão se reunir para tratar do tema.

Com isso a suspensão dos acordos, agentes da PRF emprestados aos Grupos Especiais de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), do Ministério Público, e Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da PF, teriam que voltar aos seus postos de origem.

A decisão teve forte repercussão negativa e foi criticada por membros do Ministério Público de todo o país.

Com isso, a PF e a PRF informaram que realizarão uma reunião na próxima semana para “para alinhar estratégias para reforçar a integração e a atuação conjunta da PF e da PRF, especialmente no que diz respeito às Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado, seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de acordo com os limites constitucionais definidos para cada uma das instituições”.

A nota também afirmou que a parceria entre ambas as entidades é fundamental.

Apesar de citar a reunião para tratar de parcerias entre ambos os órgãos federais, não há citação sobre os acordos para atuação em Ministérios Públicos Estaduais.

Suspensão

A ordem de suspensão de todos os acordos foi dada por meio de circular do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira. O ofício de Oliveira afirma que a iniciativa surge em resposta a questionamentos sobre a aplicação da portaria que regula essas parcerias e à necessidade de adaptar os acordos existentes às novas normas.

De acordo com o documento, no dia 21 de fevereiro, uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da PRF trataram de “situações pontuais e sensíveis relacionadas à atuação da PRF junto aos órgãos parceiros, tendo sido recomendadas adequações para garantir a plena aderência das parcerias vindouras às novas diretrizes estabelecidas”.

Em São Paulo, apenas em 2024, a atuação conjunta com o Gaeco produziu operações como a Fim da Linha, que mostrou a participação do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas empresas de ônibus, a Salus et Dignitas, contra o crime organizado na Cracolândia. A reportagem levantou ao menos 25 operações de grande impacto realizadas por meio de parcerias com Gaeco, Polícia Civil e outros órgãos no estado de São Paulo.

Atualmente, há uma quantidade reduzida de agentes nessas funções — em alguns casos, eles atuam fisicamente na própria PRF e só contribuem com informações. Nos órgãos, há preocupação sobre eventuais prejuízos a operações em andamento com a saída desses agentes. Fontes na PRF veem à decisão como uma sabotagem à atuação desses policiais.

Repercussão

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que reúne todos os Gaecos, reagiu à decisão. Em nota, o GNOC diz que reagiu com “perplexidade e preocupação” à notícia, e que a medida contraria o princípio de cooperação e integração institucional, “que tem se mostrado indispensável para o enfrentamento eficaz da criminalidade no Brasil.”

Chefe do Ministério Público paulista (MPSP), o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, foi outro que criticou a decisão da PRF.

Para Oliveira e Costa, a medida “vai na contramão da lógica mundial de se buscar cooperação e integração interinstitucionais de atores do Estado, os quais têm como missão comum a segurança pública”.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, membro do Gaeco do MPSP e especialista em investigar o Primeiro Comando da Capital (PCC), também reagiu à mudança.

Para Gakiya, a “medida é um retrocesso”. “Não há qualquer óbice jurídico para que a PRF participe de operações dos Gaecos e também das FICCOs da PF. Eles não estão fazendo papel de Polícia Judiciária e sim auxiliando na área de inteligência no que diz respeito ao conhecimento sobre os atos criminosos que am pela malha viária patrulhados por eles”, disse o promotor ao Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?