Vídeo mostra resgate de homem que caiu em trilha no litoral paulista
Turista fraturou o fêmur e foi socorrido com a ajuda do helicóptero Águia da PM; outras duas vítimas foram salvas no litoral em dois dias
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo – Um turista de 25 anos sofreu uma queda, quando fazia uma trilha, na área costeira da praia do Éden, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ele fraturou o fêmur e, por estar em um local de difícil o, precisou ser resgatado com a ajuda do helicóptero Águia, da Polícia Militar. O caso ocorreu no domingo, 1º dia do ano.
Os trabalhos de remoção do homem foram registrados em vídeo pela corporação.
As imagens mostram o turista já imobilizado, sendo colocado em uma maca. Sobre a vítima, foi disposta uma manta térmica.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o homem, cuja identidade não foi informada, teria se desequilibrado quando caminhava por uma trilha. Ele escorregou em uma pedra e caiu. Por ter fraturado o fêmur, ele não conseguia se levantar. A altura da queda não foi informada.
Após ser socorrido, ele foi encaminhado ao hospital Santo Amaro de Guarujá, sem risco de morrer.
O trabalho de resgate foi um dos três salvamentos divulgados pela PM paulista, entre os dias 31 e 1ª, ocorridos durante a Operação Verão. A ação começou em dezembro do ano ado e se estende até fevereiro deste ano em 17 cidades do litorais norte e sul, além da Baixada Santista.
Ainda no dia 1º, uma idosa foi salva por policiais, após ser submetida a uma reanimação cardiorrespiratória, na orla da avenida Presidente Castelo Branco, na Praia Grande.
De acordo com a PM, a mulher havia sofrido um infarte. O procedimento ajudou para que ela fosse levada a tempo ao pronto-socorro da região, onde foi atendida. “Os policiais foram informados pelos atendentes, que a rapidez no atendimento, foi imprescindível para salvar a vida da senhora”, diz trecho de nota da corporação.
Banhista à deriva
Em outra ocorrência, no último dia de 2022, um banhista foi resgatado ao ser avistado à deriva, no mar da Praia Grande, em Ubatuba.
Policiais identificaram que o homem estava longe da faixa de areia “muito cansado” e aparentemente “se afogando”. Por isso, guarda-vidas foram lançados ao mar e conseguiram alcançar o banhista, resgatando-o sem ferimentos. A identidade dele não foi informada.
Orientação
CASO VEJA ALGUÉM SE AFOGANDO: Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros. É muito perigoso tentar salvar uma vítima de afogamento sem o treinamento adequado. Não coloque a sua vida em risco.
NÃO CONFIE EM BOIA: Boias, espaguetes, colchões de ar e outros flutuadores dão uma falsa impressão de segurança e são facilmente arrastados pela correnteza, além de dificultar o trabalho do guarda-vidas.
O QUE FAZER SE NÃO DER PÉ: Caso sinta a correnteza puxando para o mar, fique calmo, sinalize e nade paralelamente à praia, até conseguir ajuda de alguém próximo a você.
Lembre-se: Água no umbigo, sinal de perigo.
Fonte: Polícia Militar de SP