body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Nunes propõe reajuste de 2,6% a servidores e sindicatos reagem

Prefeitura enviou projeto de lei à Câmara Municipal prevendo reajuste de 2,6% ao funcionalismo; outros 2,55% seriam reajustados em 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gildson di Souza/Secom
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - Metrópoles
1 de 1 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - Metrópoles - Foto: Gildson di Souza/Secom

São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) enviou para a Câmara Municipal de São Paulo uma proposta de reajuste salarial para o funcionalismo de 2,6% para ser aplicado em maio deste ano. O texto prevê um segundo reajuste, de 2,55%, a partir de maio de 2026.

A proposta causou reação de sindicatos que representam categorias de servidores municipais, que alegam que o aumento não cobre a inflação acumulada desde o último reajuste. O IPC-Fipe, que mede a variação de preços no município, entre março de 2024 e março de 2025 foi de 5,16%.

O reajuste vale para servidores ativos e aposentados com direito à paridade. Diante do envio do projeto, os sindicatos estão organizando uma paralisação do funcionalismo para a próxima quarta-feira (16/4). Antes do envio do projeto de reajuste, uma paralisação com indicativo de greve estava marcado para o dia 25 de abril.

“Sem diálogo e com total desrespeito às servidoras e servidores, [a prefeitura] enviou um projeto de reposição salarial que não cobre nem a inflação do período”, diz um comunicado do Fórum de Entidades Representativas do Funcionalismo Municipal de São Paulo.

Os sindicatos também criticam o fato de a gestão municipal apresentar a proposta em meio à campanha salarial da categoria. As entidades alegam que não houve diálogo antes do envio do projeto. Uma manifestação já havia sido organizado no dia 2 de abril.

A proposta da categoria é de 12,9% de reajuste salarial, além do fim do que chamam de “confisco” de 14% sobre os aposentados e pensionistas.

Além do reajuste geral aos servidores, a gestão Nunes propôs a revalorização de 6,27% do valor do abono complementar do “Quadro do Magistério Municipal, Classe dos Docentes, pertencente à Categoria 1, do Quadro dos Profissionais de Educação 3 QPE”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?