body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MPSP denuncia prefeito da “cidade de Bolsonaro” por abuso de poder

A Justiça Eleitoral de Eldorado recebeu nesta terça a denúncia do MPSP que aponta o fato de Noel Castelo ter abusado do poder para se eleger

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado pelo filho Flávio Bolsonaro, na cidade de Eldorado, interior de São Paulo, nesta manhã de sábado, 22. A mãe do presidente, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, faleceu na madrugada de sexta-feira (21). O Presidente cancelou viagem à Guiana e voltou ao Brasil para o enterro. Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado pelo filho Flávio Bolsonaro, na cidade de Eldorado, interior de São Paulo, nesta manhã de sábado, 22. A mãe do presidente, Olinda Bonturi Bolsonaro, de 94 anos, faleceu na madrugada de sexta-feira (21). O Presidente cancelou viagem à Guiana e voltou ao Brasil para o enterro. Foto: Fábio Vieira/Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou o prefeito eleito de Eldorado, no interior de São Paulo, Noel Castelo (Solidariedade), e o vice-prefeito, o Professor Joel (União), por abuso de poder político. A denuncia foi recebida pela Justiça Eleitoral da cidade nesta terça-feira (8/4).

Segundo o MPSP, o documento assinado pela promotora de Justiça Mayara Lippel aponta que a empresa contratada para o gerenciamento de informações, atualização de conteúdos em sites, gestão de redes sociais (Facebook e Instagram) e canais informativos da Prefeitura se utilizava dessas plataformas para enaltecer a imagem de Noel e descredibilizar os oponentes políticos.

Ainda de acordo com a promotoria, também foi constatado que a empresa foi contratada pela istração municipal mediante dispensa de licitação. Além disso, uma pessoa conhecida do dono da companhia ficava responsável por monitorar o e-mail destinado para o envio de propostas das eventuais concorrentes da licitação, o que permitia o o as informações sobre outras propostas.


“Cidade de Bolsonaro”

  • Eldorado ficou conhecida como a cidade de Bolsonaro: “A terra que me acolheu, que me projetou para o Brasil e para o mundo. Eldorado mora no meu coração”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em discurso feito numa praça da cidade em 2019. “Devo muito da minha vida a essa pequena-grande Eldorado.”
  • Apesar de ter nascido em Glicério, no noroeste paulista, Bolsonaro viveu em Eldorado durante o período de formação educacional: da infância aos 18 anos de idade, entre as décadas de 1960 e 1970.

O vice-prefeito eleito Joel Estevam também foi condenado pelo mesmo crime. Para a promotoria, ambos integravam uma “chapa única e indivisível” e por isso Joel foi beneficiado pelas ações de Noel nas eleições.

Noel e Joel ocupavam os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, de forma interina até o último domingo (6/4), data em que venceram o pleito e assumiram a gestão municipal de maneira definitiva.

Eleições suplementares

A chapa foi eleita depois da realização de eleições suplementares aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após indeferimento do registro da candidatura de Elói Fouquet, da coligação Novos Rumos (Cidadania, PSDB e PDT).

Fouquet foi reconhecido inelegível devido a uma condenação por ato doloso de improbidade istrativa. De acordo com o TRE-SP, a conduta do candidato “importou dano ao erário [cofres públicos] e enriquecimento ilícito de terceiro”. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior (TSE) em dezembro do ano ado.

No último domingo (7/4), Prof. Noel Castelo recebeu 3.092 votos (41,87%), seguido por Doutor Galindo (PSD), com 2.795 (37,85%); e Dra. Débora (PT), com 1.497 (20,27%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?