Morte de delegado: dupla comandada por “mainha do crime” é presa
Com a dupla, chega a 4 o número de prisões pelo latrocínio de delegado. “Mainha do crime”, que financiou o ataque, foi presa dia 18/2
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Foram presos, nessa terça-feira (25/2), dois homens suspeitos de envolvimento no latrocínio do delegado Josenildo Belarmino, ocorrido no último dia 14 de janeiro em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. O ataque foi financiado pela “mainha do crime”, que foi detida em 18 de fevereiro, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Com a prisão da dupla e da chefe da quadrilha, chega a quatro o número de detidos pelo crime. A primeira prisão aconteceu em 28 de janeiro, em Paraisópolis. Um quinto envolvido também foi identificado, mas segue foragido, segundo a SSP.
O que se sabe
- Os homens presos nessa terça-feira têm 20 e 22 anos.
- Eles foram detidos por um policial militar aposentado, na região da Vila Cruzeiro, zona sul da capital paulista, após assaltar dois pedestres.
- O PM presenciou o crime e interveio.
- Um dos suspeitos ficou ferido e foi socorrido ao hospital.
- Foi constatado, posteriormente, que os dois estavam com mandado de prisão em aberto pelo latrocínio contra o delegado.
- Foram apreendidos três celulares, um revólver e duas motos com as placas trocadas durante a prisão.
A SSP informou que o caso foi registrado como roubo, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, cumprimento de mandado de prisão temporária e homicídio no 11° Distrito Policial de Santo Amaro.
Latrocínio de delegado
Um delegado de polícia foi morto a tiros enquanto andava em uma via pública do bairro Santo Amaro, zona sul de São Paulo, na manhã do dia 14 de janeiro. Uma câmera de segurança registrou o momento em que ele é atingido e cai no chão.
Ele estava caminhando pela Rua Amaro Guerra, de chinelo, camiseta e bermuda, quando um homem em uma moto, que esperava atrás de uma caçamba, atirou na direção da vítima.
Veja abaixo:
Relembre o caso
- O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior foi assassinado a tiros à luz do dia na Rua Amaro Guerra, bairro Santo Amaro, zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (14/1).
- Uma câmera de segurança registrou o momento em que Belarmino caminhava pela rua de bermuda, chinelo e camiseta, quando foi abordado por um homem em uma moto, que simulava ser entregador para roubá-lo.
- Após perceber que o delegado estava armado, o suspeito atirou na direção do delegado, atingindo-o nas costas. Em seguida, ele fugiu do local, levando o revólver da vítima.
- Belarmino chegou a ser socorrido ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos.
- Testemunhas presenciaram o crime, que ocorreu em frente a uma obra. Os homens que trabalhavam no local se esconderam ao ouvir os disparos.
- Josenildo Belarmino, natural de Gravatá (PE), era delegado da Polícia Civil de São Paulo há apenas oito meses.
- Ele foi aprovado, em novembro do ano ado, em um concurso público para ser delegado em Pernambuco.